O jovem Cristiano Lopes Souza, de 23 anos, morreu afogado na madrugada deste domingo, 18, em um açude localizado na Colônia Luau, na rodovia AC-10, km 5, Ramal da Cinco Mil, zona rural de Rio Branco.
A guarnição de salvamento do 1º Batalhão do Corpo de Bombeiros foi acionada por volta das 3h20 para atender a uma ocorrência de possível afogamento. Ao chegar ao local, os militares constataram a presença de cerca de 25 pessoas, que participavam de uma confraternização e ingeriam bebida alcoólica.
De acordo com relatos de amigos, Cristiano foi até a margem do açude, onde havia uma canoa. Ele entrou na embarcação e iniciou o deslocamento em direção ao meio do açude. Em determinado momento, percebeu que a canoa estava afundando, entrou em desespero e caiu na água, segurando uma lanterna. Após alguns minutos, submergiu e não retornou à superfície.
Ao perceberem o afogamento, amigos que sabiam nadar entraram na água e se deslocaram até o local onde a vítima havia submergido. Eles chegaram a desvirar a embarcação, mas não conseguiram localizar o corpo.
Nas proximidades do açude, a guarnição do Corpo de Bombeiros realizou uma varredura completa no perímetro e uma inspeção visual da lâmina d’água com o auxílio de lanternas. Durante as buscas iniciais, foi localizada apenas a canoa virada, sem sinais da vítima.
Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) também esteve no local e realizou buscas pelo lado oposto do açude. Após alguns minutos, as equipes se encontraram e o médico do SAMU informou que, devido ao período noturno, não havia condições de dar continuidade às buscas. Segundo relatos dos amigos, a vítima possivelmente já estava em óbito por afogamento, motivo pelo qual a equipe deixou o local.
Após cerca de 30 minutos de buscas, o Corpo de Bombeiros reuniu os amigos presentes e repassou orientações, informando que seria necessário aguardar o amanhecer para o acionamento da equipe de mergulho. Os militares também alertaram para que ninguém tentasse realizar buscas por conta própria, visando preservar a segurança de todos.
Na manhã deste domingo, o Corpo de Bombeiros, por meio do Pelotão Náutico, retomou as buscas e localizou o corpo de Cristiano.
O pai da vítima, Feliciano, relatou que havia deixado os participantes na confraternização e pedido para que ninguém entrasse na água. No entanto, o jovem foi até o açude, resultando na tragédia.
“Ele sabia nadar bem, se criou nesse açude, mas foi teimoso. Fica agora a memória dele”, disse o pai.
A Polícia Militar esteve no local e isolou a área para os trabalhos periciais. Após a conclusão, o corpo foi removido e encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) para exames cadavéricos.
O caso será investigado pela Polícia Civil.
VEJA O VÍDEO: