Menu

Rio Branco registra quase toda a chuva de janeiro em apenas 16 dias, aponta Inmet

Foto: Sérgio Vale
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

As chuvas intensas que atingem o Acre nas últimas semanas deixaram Rio Branco próxima de atingir a média histórica de precipitação para janeiro, reforçando o cenário de alerta destacado por meteorologistas e órgãos de monitoramento. De acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), até as 17h desta sexta-feira (16), a capital acreana acumulou 261,4 milímetros de chuva, equivalentes a 91,4% da média mensal, estimada em 286,1 milímetros. O volume elevado ocorre em um contexto de instabilidade atmosférica persistente.


Em publicação no Portal O Tempo Aqui, o pesquisador em meteorologia Davi Friale explicou que muitas dessas precipitações, embora passageiras e pontuais, se dão em meio a episódios de chuva forte, acompanhados de trovoadas e rajadas de vento, capazes de elevar rapidamente os acumulados pluviométricos. O cenário já apresenta reflexos diretos na hidrologia da cidade: o rio Acre, em Rio Branco, atingiu nesta sexta-feira a marca de transbordamento, segundo a Defesa Civil Municipal.

Publicidade


A proximidade da média mensal de janeiro, antes mesmo do dia 20 do mês, aumenta a preocupação para os próximos dias. Segundo Friale, a previsão indica que, entre segunda-feira (19) e quinta-feira (22), as condições atmosféricas estarão altamente favoráveis à ocorrência de chuvas intensas no Acre, com acumulados pontuais que podem ultrapassar 80 milímetros. Se confirmada, Rio Branco deverá superar a média histórica do mês, agravando o risco de alagamentos urbanos, transbordamento de igarapés e impactos em áreas ribeirinhas.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido