Categorias: AcreNotícias

Principal afluente do rio Acre na capital, riozinho do Rola registra leve recuo

Por
Whidy Melo

O riozinho do Rola, principal afluente do rio Acre em Rio Branco, apresentou leve tendência de recuo nas últimas horas. De acordo com dados do Serviço Geológico do Brasil (SGB), o nível do manancial caiu cerca de 6 centímetros entre a madrugada e o início da manhã deste sábado (17).


Segundo o SGB, às 1h15 da madrugada a aferição registrou 11,26 metros, enquanto na medição das 7h15 o nível era de 11,20 metros. Apesar de pequenas oscilações pontuais, o cenário predominante é de recuo lento e controlado, sem indícios de elevação abrupta.


Os dados pluviométricos reforçam o comportamento estável do rio. Nas últimas 24 horas, o volume acumulado de chuvas na região monitorada pelo SGB foi de aproximadamente 0,2 mm, considerado baixo. Durante a madrugada deste sábado, as estações registraram ausência ou volumes insignificantes de precipitação, fator que favorece a manutenção do recuo observado.


Mesmo com o leve recuo do riozinho do Rola, o rio Acre segue em situação crítica em Rio Branco. Segundo boletim divulgado pela Defesa Civil Municipal na manhã deste sábado (17), o nível do rio atingiu 14,22 metros às 5h17, mantendo-se acima da cota de transbordamento, que é de 14,00 metros.


Ainda conforme o informe oficial, nas últimas 24 horas foram registrados 2,40 mm de chuva na capital. A cota de alerta do Rio Acre é de 13,50 metros. As informações foram repassadas pelo coordenador municipal da Defesa Civil, tenente-coronel Cláudio Falcão.


Por ser o maior e mais importante afluente do rio Acre antes de sua passagem pela área urbana de Rio Branco, o riozinho do Rola funciona como um indicador antecipado de possíveis alterações no nível do rio na capital. Historicamente, episódios de cheia ou elevação rápida em sua bacia costumam refletir no rio Acre algumas horas depois.


Compartilhe
Por
Whidy Melo