Foto: Jardy Lopes
Sob chuva intensa, o nível do rio Acre em Rio Branco voltou a subir nesta quinta-feira, (15) e atingiu 13,66 metros na medição das 18h, segundo boletim atualizado da Defesa Civil Municipal. O Acre, incluindo os trechos da bacia, estão em alerta para fortes pancadas de chuva, o que agrava o temor pelo aumento no nível do manancial e eventual transbordamento.
De acordo com os dados oficiais, o rio apresentava 13,44 metros às 5h59, passando para 13,53 metros às 9h, quando ultrapassou a cota de alerta, fixada em 13,50 metros. Ao meio-dia, o nível chegou a 13,56 metros, subiu para 13,60 metros às 15h e alcançou 13,66 metros às 18h, mantendo tendência contínua de elevação ao longo do dia.
A leitura dos intervalos indica aumento na velocidade de subida nas últimas horas. Entre o início da manhã e o fim da tarde, o rio avançou 22 centímetros, com a maior elevação registrada no período mais recente, entre 15h e 18h, quando o nível subiu 6 centímetros em apenas três horas, coincidindo com a intensificação das chuvas sobre a cidade.
Apesar de o acumulado oficial de chuva nas últimas 24 horas ser de 4,0 milímetros, a Defesa Civil destaca que a medição das 18h ocorreu durante um episódio de chuva forte e concentrada, o que pode influenciar novas elevações do nível do manancial nas próximas horas.
O rio Acre permanece 34 centímetros abaixo da cota de transbordo, estabelecida em 14,00 metros, mas o cenário mantém os órgãos de monitoramento em estado de atenção.
O contexto hidrológico se agrava diante do alerta meteorológico emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Todo o estado do Acre permanece em alerta para a ocorrência de chuvas intensas válido até as 23h59 de sexta-feira (16).
Segundo o Inmet, são esperados volumes de chuva entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo chegar a até 50 milímetros ao longo do dia. O aviso também prevê ventos fortes, com velocidades entre 40 e 60 quilômetros por hora, o que pode provocar transtornos em áreas urbanas e ribeirinhas.