Extra Total

Mais de 300 mil acreanos já têm a nova Carteira de Identidade Nacional

Por
Da redação ac24horas

O Instituto de Identificação Raimundo Hermínio de Melo, vinculado à Polícia Civil do Acre, divulgou nesta quinta-feira (15) um levantamento que aponta que, desde a implantação da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), o estado já emitiu mais de 300 mil documentos, correspondendo a aproximadamente 33% da população acreana.


Segundo os dados, desde agosto de 2022, o Acre se tornou o primeiro estado brasileiro a realizar a emissão integral da nova CIN em 100% do seu território, garantindo atendimento em todos os municípios, incluindo regiões de difícil acesso, comunidades ribeirinhas e áreas de fronteira.


Em 2025, o desempenho anual do Instituto também foi expressivo: foram mais de 85,4 mil CINs emitidas entre 1º de janeiro e 17 de dezembro, reforçando a eficiência operacional do sistema estadual.


Atualmente, os postos de identificação estão ativos em Acrelândia, Assis Brasil, Brasileia, Capixaba, Cruzeiro do Sul, Epitaciolândia, Feijó, Jordão, Manoel Urbano, Marechal Thaumaturgo, Mâncio Lima, Plácido de Castro, Porto Walter, Rio Branco, Rodrigues Alves, Santa Rosa do Purus, Sena Madureira, Tarauacá e Xapuri, assegurando cobertura completa e acesso equitativo à população.


A eficiência do sistema também atrai cidadãos de outros estados, que buscam a emissão da CIN em até 30 dias corridos. O modelo de gestão integrado, realizado em núcleos da Organização em Centros de Atendimento (OCA), permite a triagem, agendamento e distribuição de senhas, reduzindo filas e permitindo que o Instituto concentre seus esforços na atividade-fim de identificação civil.


Compartilhe
Por
Da redação ac24horas