Impressionante como a fala do presidente do Sindcarnes, Murilo Leite, repercutiu entre empresários e gestores públicos. O setor frigorífico fez as contas após o anúncio formal do Idaf sobre a declaração de rebanho. Se tudo continuar como está, calcula o Sindcarnes, vai faltar boi para abater este ano. Déficit de 150 mil cabeças.
Há quem tenha lido a reportagem e discorde de Murilo Leite. Entendem que o rebanho declarado pelo Idaf é de pouco mais de 80%. E essa diferença, portanto, garante insumos de maneira suficiente. É a metáfora da metade do copo cheio ou do copo vazio.
Na verdade, o Fórum Empresarial de Inovação e Desenvolvimento está precisando dar uma sacudida nesse debate. 2026 começa em uma temperatura dois graus acima da média em relação à cadeia produtiva mais consolidada da nossa região. É preciso fazer o debate sem medo, sem receio e com qualidade.
Nesse aspecto, agiganta-se o drama vivido pelo presidente da Faeac, Assuero Veronez. Por quê? Porque ele é, também, presidente do Fórum Empresarial de Inovação e Desenvolvimento. Por um lado, tem que fazer a defesa do produtor; por outro, tem que defender a indústria. Assuero está sapateando em cima do balcão, tentando reger partes da orquestra que nunca encontraram afinação.
Alguém tem sabido o que essas três letras juntas significam? As mães de outros tempos sempre falavam: “quem muito se abaixa mostra os fundos”.
Ainda nem chegou abril, e a dupla Boca/Bittar já não fala a mesma língua. O jeito de pensar de Bocalom é basilar, elementar. Quase venceu a FPA na disputa ao governo só com o apoio do Valtim; por que não seria candidato agora, na condição de prefeito da maior cidade do Estado?
Mas é preciso combinar com os russos primeiro. Para a direção nacional do partido, a prioridade é o Senado. E é em estados pequenos como o Acre que os partidos veem como “estratégicas” as vitórias ao Senado: eleições mais baratas e com o mesmo peso na correlação de forças na Casa. No Senado, os três senadores do Acre têm o mesmo peso dos senadores de São Paulo, por exemplo.
Para a direção nacional dos partidos, ter o governo do Acre ou não ter, tanto faz. O alvo é o STF, e o meio para a mira certa é no Senado. Para partidos políticos como o PL, governos estaduais no Norte eles têm dificuldade de entender a importância. Já o Senado…
Circula nos bastidores da política acreana que o ex-deputado estadual Jenilson Leite não demonstra qualquer interesse em disputar cargos eletivos nas próximas eleições. A avaliação é de que ele estaria plenamente satisfeito com a rotina no consultório médico, longe das dores de cabeça da vida política. Resta aguardar os próximos capítulos.
Nem tudo são flores na infraestrutura rural de Rio Branco. Apesar do discurso otimista de gestores da capital, a realidade nos ramais é bem diferente. No Ramal Plácido de Castro, na região do Mutum, as condições são precárias, e produtores rurais relatam dificuldades para escoar a produção de leite, que tem sido transportada até a cavalo. Situação delicada.
O alojamento dos estudantes indígenas da Ufac ganhou reforço: novos beliches e colchões. Teve até inauguração nos stories da reitora Guida.
A apreensão de 11 mil maços de cigarros na AC-40 expõe com mais clareza a rota de contrabando em Rio Branco. Uma ação recente terminou com prisão e veículos apreendidos, reforçando que a atuação federal nas rodovias acreanas é fundamental para o combate aos ilícitos.
O Cemaden segue apontando risco de inundações em Rio Branco e Cruzeiro do Sul por causa de chuvas intensas e da elevação de rios e igarapés no Estado.
No fim da tarde de terça-feira (13), o Rio Acre alcançou 13,30 metros em Rio Branco, ficando a 20 cm da cota de alerta, o que levou a prefeitura a decretar atenção máxima e reforçar o monitoramento.
A EJA do Acre destacou números de analfabetismo e ampliou matrículas nos 22 municípios, oferecendo chance real de autonomia a jovens, adultos e idosos.
Curso da Fiocruz abriu vagas no Acre para qualificar profissionais e lideranças do campo, da floresta e das águas, com polos em Cruzeiro do Sul e formação híbrida gratuita.
A Avenida Avelino Leal, em Tarauacá, recebeu R$ 1,4 milhão em obras de asfalto, melhorando o acesso ao hospital, à rodoviária e ao centro da cidade, situações que estão no radar da atual gestão.
A Escola de Música do Acre abriu rematrículas presenciais em Rio Branco entre os dias 12 e 15 de janeiro, garantindo a organização do ano letivo que começa em fevereiro.
Ação do 2º BPM resultou na prisão de um homem por violência doméstica e tráfico, com apreensão de drogas, munição 7,62 e materiais de comercialização.