Cotidiano

Após naufrágio com morte de atleta, Corpo de Bombeiros lança campanha Navegação Segura

Por
Whidy Melo

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Acre (CBMAC), por meio do 7º Batalhão sediado em Tarauacá, lançou na tarde desta quinta-feira (15) a Campanha Navegação Segura, iniciativa voltada à prevenção de acidentes e à promoção da segurança nas vias fluviais do município e da região. A ação tem como foco conscientizar a população sobre atitudes responsáveis durante a navegação, especialmente em um período de aumento do nível dos rios.


O lançamento ocorre dois dias após um grave acidente no rio Tarauacá. Na terça-feira (13), uma embarcação que transportava um time de futebol naufragou na altura da comunidade São Luiz, quando seguia para o município de Jordão. O episódio resultou na morte do atleta Jonatas “Poeta” Fadell Neves, cujo corpo foi encontrado na manhã desta quinta-feira (15) por um ribeirinho.


Segundo o Corpo de Bombeiros, um dos principais eixos da campanha é o uso correto do colete salva-vidas, considerado equipamento indispensável para a segurança de todos os ocupantes das embarcações. A corporação reforça que o colete deve ser utilizado durante todo o trajeto – e não apenas transportado a bordo – além de estar em boas condições e ser adequado ao peso e ao tamanho do usuário. “O uso do colete salva-vidas é uma medida simples, mas que pode salvar vidas em casos de acidentes, quedas na água ou naufrágios”, destaca a instituição.



No vídeo de lançamento da campanha, o comandante do 7º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar de Tarauacá, capitão BM Marcos, enfatiza a importância do equipamento como item de sobrevivência. “O uso do colete salva-vidas é a ferramenta mais importante em qualquer tipo de atividade que envolva a navegação. Diferente dos demais equipamentos, ele é um dispositivo de sobrevivência, pois, em um naufrágio, possibilita a flutuação e impede a entrada de água nas vias aéreas, mesmo que a pessoa esteja inconsciente ou ferida”, afirmou.


O comandante também alertou para os riscos ampliados neste período do ano. Com o início do inverno amazônico, há elevação dos níveis dos rios e igarapés, tornando a navegação mais perigosa. De acordo com o capitão, as ocorrências envolvendo acidentes náuticos triplicaram nos últimos meses, com registro de perdas de vidas. “Por esse motivo, o Corpo de Bombeiros Militar em Tarauacá deu início à campanha Navegação Segura, com o objetivo de prevenir acidentes com embarcações, mortes de seus ocupantes e difundir a cultura de segurança através do uso do colete salva-vidas. Prevenir é sempre a melhor opção. A prevenção salva vidas”, concluiu.


Veja o vídeo:

Compartilhe
Por
Whidy Melo