O deputado federal Eduardo Velloso (União Brasil) se pronunciou nesta quarta-feira, 14, sobre a investigação envolvendo recursos de uma emenda parlamentar destinados inicialmente a eventos culturais em Sena Madureira, no interior do Acre, que acabaram sendo aplicados no Hospital Oftamalógico do Acre (HOA) pertencente ao pai do parlamentar. Em nota pública, Velloso afirmou que não participou, não indicou e não interferiu na contratação de qualquer prestador de serviços relacionado à emenda.
VEJA AQUI: Recursos de emenda de Eduardo Velloso acabam em hospital pertencente ao próprio pai
Segundo o deputado, a verba foi liberada regularmente ao município de Sena Madureira, dentro da finalidade definida e dos parâmetros legais. “A execução dos recursos, incluindo a forma de aplicação, eventuais repasses e contratações, é de responsabilidade exclusiva da administração municipal, não havendo qualquer ingerência do parlamentar sobre decisões administrativas posteriores à liberação da verba”, declarou.
Velloso também esclareceu que os vínculos societários mencionados na reportagem do jornal O Globo se referem a períodos anteriores ao seu ingresso na vida pública. Ele ressaltou que deixou de integrar o quadro societário de empresas familiares antes de assumir o mandato eletivo, eleito deputado federal em 2022, “em respeito à atividade parlamentar, à ética pública e à lisura de seu mandato”.
O parlamentar destacou ainda que o hospital, citado na reportagem, foi eventualmente subcontratado pelo ente municipal executor, sem qualquer participação ou influência de seu gabinete. “O hospital citado na matéria foi eventualmente subcontratado pelo ente executor [Prefeitura de Sena Madureira], dentro de um arranjo administrativo que não passou pelo gabinete do parlamentar e sobre o qual ele não teve qualquer influência ou participação. O deputado reforça que jamais atuou para direcionar recursos públicos a interesses privados ou familiares”, reforçou Velloso.
A nota ressalta o compromisso do parlamentar com a transparência e a ética na aplicação dos recursos públicos. Ele afirmou que, se formalmente acionado, prestará todos os esclarecimentos necessários aos órgãos de controle, confiante de que a apuração confirmará a legalidade de sua atuação parlamentar. “O deputado reitera seu compromisso com a ética, com a boa aplicação dos recursos públicos e com a população acreana, mantendo sua atuação pautada pela responsabilidade institucional e pelo fortalecimento das políticas públicas, especialmente na área da saúde”, finalizou.


















