Menu

Secretaria de Indústria anuncia pacote de medidas após onda de assaltos no Parque

Foto: frame/vídeo
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Após a divulgação de uma nota pública em vídeo por empresas do Parque Industrial do Segundo Distrito, em Rio Branco, nesta quarta-feira (14), que denunciaram uma sequência de invasões e assaltos na região, o secretário de Indústria, Ciência e Tecnologia do Acre (Seict), Assusbanipal Mesquita, disse em entrevista ao ac24horas que o governo estadual já vinha tratando do problema e que medidas concretas estão em fase de encaminhamento. Segundo empresários, uma única empresa foi assaltada três vezes em menos de 30 dias, enquanto outras relataram ocorrências repetidas em uma mesma semana.


Entenda o caso: Empresas do Parque Industrial de Rio Branco denunciam onda de assaltos; veja o vídeo

Anúncio


Diante da repercussão, Assusbanipal afirmou que o diálogo com o setor produtivo ocorre desde o início do ano. “Estamos desde o começo do ano discutindo com os empresários do parque estratégias para melhorar a segurança neste importante espaço de produção e empregos”, declarou o secretário. Ele explicou que as maiores dificuldades estão concentradas em áreas menos ocupadas do parque industrial, cenário que aparece nas imagens divulgadas pelas empresas. “Estamos separando uma dificuldade mais focada nas empresas situadas na zona mais de trás do parque, onde os terrenos ainda estão em implantação por parte das empresas e a área encontra-se menos ocupada”, afirmou.


Segundo o titular da Seict, reuniões já foram realizadas com empresários e com o batalhão da Polícia Militar responsável pela área para definição de ações práticas. “Realizamos reunião com empresários e o batalhão da PM responsável para vermos quais medidas poderemos adotar e traçar uma estratégia”, disse.


Como encaminhamento, o secretário detalhou uma série de medidas que dialogam diretamente com as cobranças feitas na nota pública. Entre elas está a discussão sobre o controle de acesso ao parque fora do horário de expediente. “Será discutido como deve ficar o controle de acesso ao parque nos horários fora de expediente”, explicou.


Assusbanipal também anunciou a instalação imediata de câmeras de segurança com inteligência e reconhecimento facial, que serão integradas ao Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp). “O Governo estará de imediato instalando câmeras de segurança com inteligência e reconhecimento facial para monitorar as vias externas”, afirmou.


Além disso, o secretário destacou que as empresas também terão responsabilidade no reforço da segurança. “Cada empresa irá melhorar a sua segurança interna”, disse. Outro ponto abordado foi a criação de um canal direto de comunicação entre empresários e a Polícia Militar. “Estamos estabelecendo um canal de comunicação direto do empresário com o batalhão da PM que cuida da região, para agilizar a chamada da guarnição”, pontuou.


Entre as medidas pactuadas estão ainda a criação de um ponto de apoio para as rondas policiais dentro do parque industrial e a implantação de um sistema de vigilância colaborativa, com compartilhamento do monitoramento entre as empresas. “Criar um espaço para a guarnição de ronda poder parar um pouco no parque industrial” e “criar um ambiente de vigilância colaborativa, dando acesso ao sistema de monitoramento a todos”, listou o secretário.


Assusbanipal reconheceu a gravidade da situação relatada pelos empresários. “Este problema não é de hoje e realmente é revoltante”, afirmou. Ele também fez uma reflexão sobre a sensação de impunidade mencionada na nota das empresas. “Por várias vezes esse tipo de invasão a polícia consegue prender, mas estes caras não vão presos… e essa é uma outra questão, mas foge da nossa governança”, concluiu.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido