Menu

Rio Juruá registra nível quase 4 metros acima do observado no ano passado

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Em Cruzeiro do Sul, nesta quarta-feira (14), o rio Juruá atingiu a marca de 11,37 metros. Na mesma data do ano passado, o nível do manancial era de 7,71 metros, quase quatro metros abaixo da medição atual.

De acordo com Iranilson Nunes, da Defesa Civil de Cruzeiro do Sul, desde o início de janeiro deste ano até o momento já foram registrados 190 milímetros de chuva. Segundo ele, a tendência é de elevação do nível do rio nos próximos dias, levando em consideração o volume de chuvas no alto curso do rio Juruá.

Anúncio

“Tivemos a informação de que, no município de Porto Walter, o rio começou a subir. Ontem, praticamente, choveu durante 24 horas, e, consequentemente, o nível do rio está aumentando naquela região. Isso influencia Cruzeiro do Sul cerca de dois dias depois”, explicou.

Ainda segundo Nunes, a previsão indica volumes de chuva entre 50 e 100 milímetros até o dia 18 de janeiro. “Estamos monitorando todo esse período, que se estende até o mês de abril”, acrescentou.

A Prefeitura de Cruzeiro do Sul, por meio da Defesa Civil, informou que dispõe de toda a estrutura necessária para atuar em caso de inundação. O plano de contingência já está pronto e, se houver necessidade de retirada de famílias, abrigos estarão disponíveis, seguindo o mesmo procedimento adotado em anos anteriores, com o uso de escolas e outras alternativas de acolhimento.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.