Em Cruzeiro do Sul, nesta quarta-feira (14), o rio Juruá atingiu a marca de 11,37 metros. Na mesma data do ano passado, o nível do manancial era de 7,71 metros, quase quatro metros abaixo da medição atual.
De acordo com Iranilson Nunes, da Defesa Civil de Cruzeiro do Sul, desde o início de janeiro deste ano até o momento já foram registrados 190 milímetros de chuva. Segundo ele, a tendência é de elevação do nível do rio nos próximos dias, levando em consideração o volume de chuvas no alto curso do rio Juruá.
“Tivemos a informação de que, no município de Porto Walter, o rio começou a subir. Ontem, praticamente, choveu durante 24 horas, e, consequentemente, o nível do rio está aumentando naquela região. Isso influencia Cruzeiro do Sul cerca de dois dias depois”, explicou.

Ainda segundo Nunes, a previsão indica volumes de chuva entre 50 e 100 milímetros até o dia 18 de janeiro. “Estamos monitorando todo esse período, que se estende até o mês de abril”, acrescentou.
A Prefeitura de Cruzeiro do Sul, por meio da Defesa Civil, informou que dispõe de toda a estrutura necessária para atuar em caso de inundação. O plano de contingência já está pronto e, se houver necessidade de retirada de famílias, abrigos estarão disponíveis, seguindo o mesmo procedimento adotado em anos anteriores, com o uso de escolas e outras alternativas de acolhimento.


















