Cotidiano

Inscrições para o vestibular indígena da Ufac se encerram nesta quarta-feira

Por
Da redação ac24horas

O prazo para se inscrever no Processo Seletivo Específico para Ingresso de Estudantes Indígenas nos cursos de graduação da Universidade Federal do Acre (Ufac) termina nesta quarta-feira, 14. A seleção é regulamentada pelo Edital nº 01/2026 – Prograd e é voltada ao ingresso no primeiro semestre letivo de 2026.


As inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente pela internet, por meio do endereço: http://sistemas.ufac.br/vestibular_indigena), até as 23h59 desta quarta-feira. Podem participar indígenas que tenham concluído o ensino médio.


Ao todo, estão sendo ofertadas 30 vagas nos cursos de graduação da Ufac, sendo uma vaga para cada curso. O processo seletivo integra o Programa de Acesso e Permanência de Estudantes Indígenas da universidade, que tem como objetivo ampliar o acesso, garantir a permanência e a conclusão do curso de graduação para estudantes indígenas.


No ato da inscrição, o candidato deve preencher o formulário eletrônico e anexar a documentação exigida no edital, incluindo os documentos comprobatórios de pertencimento étnico. Candidatos que necessitem de atendimento especial para a realização das provas devem fazer a solicitação no momento da inscrição, anexando laudo médico emitido nos últimos 12 meses, em formato PDF.


A relação preliminar das inscrições e a lista dos candidatos que tiveram o atendimento especial deferido serão publicadas no dia 15 de janeiro de 2026, no site https://www.ufac.br/.


De acordo com o edital, o processo seletivo será realizado em municípios com alta concentração de pessoas indígenas ou em terras indígenas, conforme o Censo do IBGE de 2022. Estão previstos como locais de aplicação Assis Brasil, Feijó, Santa Rosa do Purus, Jordão, Tarauacá, Marechal Thaumaturgo, Rio Branco, Sena Madureira e Cruzeiro do Sul.


Os locais de realização das provas e o calendário do processo seletivo serão divulgados no site da Ufac no dia 4 de fevereiro de 2026.



Compartilhe
Por
Da redação ac24horas