Cotidiano

Colono sofre disparo acidental durante caçada e é transferido em estado grave para Rio Branco

Por
Davi Sahid

O colono Jonas Sousa da Silva, de 26 anos, foi atingido por um disparo acidental de arma de fogo na manhã desta terça-feira (13) enquanto participava de uma caçada no seringal Santa Amélia, situado no km 96 do ramal do Cassirian, no interior do Amazonas. O local, de difícil acesso, fica na divisa com o Acre e pode ser alcançado pelo km 25 da BR-364, próximo ao município de Sena Madureira.


Segundo relatos de testemunhas, Jonas estava acompanhado de outras pessoas quando montou uma armadilha com uma espingarda — prática utilizada para capturar animais silvestres. Durante o processo, a arma disparou inesperadamente e atingiu o abdômen do colono, que caiu gravemente ferido e com exposição de vísceras.


Após o incidente, amigos socorreram Jonas até a sede do seringal e solicitaram ajuda via aplicativo de mensagens. O Corpo de Bombeiros foi acionado e seguiu até o ramal Cassirian. Devido à gravidade do quadro, os companheiros iniciaram o transporte da vítima em um quadriciclo da propriedade. Minutos depois, a equipe dos bombeiros interceptou o grupo utilizando outro quadriciclo e uma prancha rígida para imobilização.


Após os primeiros atendimentos, Jonas foi levado até o km 48 do ramal, onde recebeu apoio de uma mulher que trabalha como freteira. Em uma caminhonete Hilux, ela conduziu o ferido por mais 48 quilômetros até o km 25 da BR-364, onde uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) já aguardava para realizar a remoção.


Levado inicialmente ao Hospital João Câncio Fernandes, em Sena Madureira, Jonas deu entrada em estado grave. Diante da avaliação médica, foi transferido em uma ambulância de suporte avançado para o pronto-socorro de Rio Branco, onde passaria por exames específicos e eventuais procedimentos cirúrgicos.


O caso não foi registrado na Polícia Civil.


Compartilhe
Por
Davi Sahid