No Bar do Vaz desta terça-feira, 13, o procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Acre (MPAC), Danilo Lovisaro, opinou sobre a transmissão ao vivo realizada pelo juiz aposentado e advogado Edinaldo Muniz, momentos antes da deflagração de uma operação do Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do MPAC, em conjunto com a Polícia Civil, realizada na capital e em municípios do interior do Acre.
Lovisaro destacou que a operação foi um sucesso, mas classificou a atitude do ex-magistrado como inapropriada. “Era um momento em que estava sendo realizada uma operação de madrugada, ainda no escuro, quando a força policial se reunia e os membros do Gaeco estavam ali. Então, realmente foi inapropriado. No mínimo, podemos dizer que foi um comportamento infeliz. E uma pessoa que entende de lei deve fazer uma reflexão séria sobre isso. Acho importante que você coloque essa situação para o seu público, para que possamos esclarecer que esse não é o tipo de comportamento adequado”, afirmou.
Durante a entrevista, Danilo ressaltou ainda que a atitude do juiz aposentado, que foi muito criticada nas redes sociais, colocou a operação em risco. “Ocorrerá sempre o risco, porque, sobretudo, você está expondo policiais, que são agentes de segurança pública. O membro do Ministério Público e o delegado de polícia são pessoas conhecidas, mas os policiais que participam de uma operação como essa muitas vezes não são conhecidos do público e, principalmente, da criminalidade. Por isso, é fundamental a preservação da identidade desses agentes envolvidos”, pontuou.
O procurador-geral também destacou os números da operação. Segundo ele, a ação contou com a participação de mais de 158 policiais, o cumprimento de 62 mandados de prisão e 33 mandados de busca e apreensão, além de 123 pessoas envolvidas em eventuais ilícitos que estão sendo apurados pelo Ministério Público e pela Polícia Civil. “Uma operação desse porte, evidentemente, tem grande dimensão e chama a atenção, mas sempre tivemos, por parte do jornalismo sério e comprometido, a responsabilidade de fazer a divulgação no momento oportuno”, concluiu.


















