O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, reuniu na noite desta terça-feira (13) todo o secretariado municipal para discutir a situação de emergência enfrentada pela capital acreana em razão da elevação do nível do rio Acre e do aumento expressivo do volume de chuvas nos últimos dias. O encontro foi divulgado pelo gestor em um vídeo publicado nas redes sociais, acompanhado de uma mensagem em que destaca a necessidade de atenção máxima e respostas rápidas por parte da prefeitura.
De acordo com dados do boletim divulgado pela Defesa Civil Municipal, o rio Acre apresentou elevação constante ao longo do dia. Às 5h20, o nível estava em 13,10 metros, subindo para 13,27 metros às 9h. O nível permaneceu estável até as 15h, voltando a subir no início da noite, quando marcou 13,32 metros às 18h e 13,35 metros às 21h. A cota de alerta é de 13,50 metros e a cota de transbordamento é de 14 metros.
Na publicação, Bocalom afirmou que a reunião teve como objetivo alinhar ações entre as secretarias, reforçar o monitoramento constante da situação e garantir uma resposta rápida e eficiente da gestão municipal. “Diante do aumento expressivo do volume de chuvas que vem atingindo nossa capital e toda a região, aliado à elevação do nível do Rio Acre e dos igarapés, convoquei uma reunião com todo o secretariado municipal para tratar da situação de emergência que estamos enfrentando”, escreveu o prefeito.
Durante o vídeo, Tião Bocalom reforçou a preocupação da prefeitura com o atendimento às famílias que possam ser afetadas por alagações e enchentes, tanto nas áreas próximas aos igarapés quanto às margens do rio Acre. Segundo ele, a prioridade da gestão é garantir acolhimento com dignidade às pessoas atingidas. “A nossa preocupação sempre será a mesma: nós queremos que as pessoas sejam tratadas com dignidade, que sejam realmente acolhidas”, afirmou.
O prefeito também destacou que todas as equipes da prefeitura e da Defesa Civil estão mobilizadas e em estado de alerta permanente. Ele enfatizou a necessidade de respostas imediatas diante de qualquer demanda que surja com a elevação do nível das águas. “Todos os secretários, Defesa Civil, todo mundo está consciente de que nós precisamos dar respostas, e respostas imediatas”, disse.
Na fala, Bocalom voltou a afirmar que Rio Branco é reconhecida nacionalmente pelo modelo de acolhimento em situações de desastres naturais e que a gestão trabalha para manter esse padrão. “Nós, que já somos hoje reconhecidos nacionalmente como o melhor acolhimento do Brasil nessa área de desastres naturais, queremos continuar com esse título. E, aí sim, a gente precisa cuidar bem das famílias”, declarou.
Ao final, o prefeito ressaltou que a orientação repassada aos secretários é de vigilância constante, destacando que todas as equipes devem permanecer atentas para agir rapidamente caso o nível do rio continue subindo. “A determinação nossa aqui é de que cada um fique atento 24 horas, porque a gente precisa realmente dar a resposta que sempre foi a nossa melhor resposta”, concluiu.
Veja o vídeo:


















