Acre

Monitoramento aponta mudanças no Rôla e no Rio Acre, em Brasileia

Por
Whidy Melo

Os principais afluentes que influenciam diretamente o nível do rio Acre em Rio Branco registraram oscilações significativas entre a noite de domingo (11) e a manhã desta segunda-feira (12), de acordo com dados do Sistema de Alerta de Eventos Críticos do Serviço Geológico do Brasil (SGB).


O riozinho do Rôla, principal afluente do rio Acre na capital, apresentou elevação no período. Às 21h de domingo (11), o nível estava em 9,62 metros. Já às 7h desta segunda-feira (12), a medição alcançou 9,80 metros, representando uma alta de 18 centímetros em cerca de dez horas. O comportamento do riozinho do Rôla é acompanhado de perto pelas autoridades, por ser um dos primeiros a responder às chuvas e influenciar rapidamente o nível do rio Acre em Rio Branco.


Já o rio Acre, em Brasiléia, ponto estratégico de monitoramento por estar a montante da capital, apresentou movimento contrário, com queda no nível. No mesmo intervalo, o rio marcou 5,83 metros às 21h de domingo e recuou para 4,81 metros às 7h desta segunda-feira, uma redução de aproximadamente 1,02 metro.


Compartilhe
Por
Whidy Melo