Menu

Governo atualiza estrutura da administração indireta com novo decreto

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Governo do Acre publicou nesta segunda-feira, 12, o Decreto nº 11.820, que redefine a vinculação das entidades da administração indireta às Secretarias de Estado, reorganizando formalmente a estrutura administrativa do governo estadual. A medida foi oficializada no Diário Oficial do Estado e passa a valer a partir da data de publicação.

O decreto estabelece quais autarquias, fundações, empresas públicas e sociedades de economia mista passam a ser vinculadas diretamente a cada secretaria, com base no que prevê a Lei Complementar nº 419/2022, que trata da organização administrativa do Executivo acreano. A norma também leva em consideração o processo administrativo interno que embasou a reorganização.

Anúncio

Entre as mudanças, a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) passa a concentrar a vinculação de importantes entidades econômicas e regulatórias, como a Junta Comercial do Estado do Acre (Juceac), a Agência Reguladora de Serviços Públicos (Ageac), a Companhia de Habitação do Acre (Cohab) e a Companhia de Saneamento do Acre (Sanacre), além de empresas em processo de liquidação, como o Banacre e a Colonacre.

Já a Secretaria de Estado de Administração (Sead) ficará responsável por órgãos ligados à gestão de pessoas e previdência, incluindo a Acreprevidência, a Fundação de Desenvolvimento de Recursos Humanos, Cultura e Desporto (FDRHCD) e a Fundação Escola do Servidor Público (Fespac). Na área da saúde, a Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre) passa a ser vinculada diretamente à Sesacre.

O decreto também mantém sob a Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) órgãos estratégicos como o Detran, o Iapen, o Instituto Socioeducativo (ISE) e o Procon/AC. Na educação e cultura, a SEE passa a responder pelo Ieptec e pela Fundação Elias Mansour (FEM).

Outras secretarias também tiveram suas atribuições formalizadas. A Seagri passa a concentrar órgãos como o Idaf, a Emater e a Cageacre; a Sema fica responsável pelo Imac, Iteracre e Instituto de Mudanças Climáticas (IMC); enquanto o Deracre permanece vinculado à Secretaria de Obras Públicas (Seop). Já o Saneacre passa a responder à Secretaria de Habitação e Urbanismo (Sehurb).

Na área de ciência, tecnologia e inovação, a Secretaria de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict) passa a ter sob sua vinculação entidades como a Funtac, Fapac, Ipem, Acredata, a Agência de Negócios do Estado do Acre (Anac) e a Administradora da Zona de Processamento de Exportação (AZPE/AC).

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.