Destaque 1

Fortes chuvas provocam alagamentos em diversos pontos da capital acreana

Por
Saimo Martins

As fortes chuvas registradas em Rio Branco desde a madrugada desta segunda-feira, 12, já provocam alagamentos em diversos pontos da capital acreana, conforme relatos de moradores e levantamento da Defesa Civil Municipal. Entre as áreas mais afetadas estão o bairro Tucumã, a Travessa da Hosana, no bairro João Eduardo, e trechos do bairro Aviário, especialmente entre o Incra e a academia Smart Fit.
No Tucumã, a situação é considerada mais crítica. Ruas ficaram completamente alagadas, dificultando o tráfego de veículos e a mobilidade de moradores. A avenida central do bairro e vias adjacentes registraram os maiores transtornos ao longo da manhã.


Segundo boletins divulgados pela Defesa Civil de Rio Branco, o cenário de alagamentos ocorre em meio à elevação contínua do nível do Rio Acre nos últimos dias. Na sexta-feira (10), o manancial marcava 9,49 metros, apresentando tendência de baixa. No entanto, após o aumento do volume de chuvas, o rio iniciou um processo de elevação.


No sábado (11), o nível do Rio Acre subiu de 10,44 metros nas primeiras horas da manhã para 11,21 metros à meia-noite, impulsionado por um acumulado de 35,60 milímetros de chuva em 24 horas. Já na manhã desta segunda-feira (12), às 5h32, o rio atingiu 11,44 metros, conforme novo boletim da Defesa Civil, com 32,60 milímetros de chuva registrados nas últimas 24 horas.


Apesar da elevação, o Rio Acre ainda permanece abaixo da cota de alerta, estabelecida em 13,50 metros, e distante da cota de transbordo, que é de 14 metros. Mesmo assim, a Defesa Civil mantém o monitoramento permanente da situação, diante da previsão de continuidade das chuvas.


De acordo com dados meteorológicos, desde a última sexta-feira (9) Rio Branco vem enfrentando chuvas intensas e recorrentes. Somente nos primeiros dias de janeiro, o volume acumulado já ultrapassa 140 milímetros.


Compartilhe
Por
Saimo Martins