Foto: David Medeiros/ac24horas
As chuvas registradas em Rio Branco nesta segunda-feira (12) impactaram cerca de 17 bairros, com aproximadamente 800 edificações atingidas, incluindo residências, comércios e vias públicas, segundo informações da Defesa Civil Municipal. As informações foram reveladas via nota técnica do órgão assinada pelo Coordenador Municipal de Defesa Civil, Cláudio Falcão, divulgada na tarde desta segunda-feira (12) após o fim das chuvas.
O reinício das precipitações pluviométricas foi registrado às 5h, após início no período noturno do dia anterior, e até as 14h, o acumulado chegou a 92,2 mm, conforme os dados oficiais do órgão. O volume de água provocou alagamentos em ruas e estabelecimentos, caracterizando situação de atenção no município.
No documento, a Defesa Civil Municipal informou que atuou diretamente em dez bairros, realizando medidas para proteger a população e minimizar riscos. Entre as ações destacadas estão: Monitoramento contínuo da evolução do evento hidrometeorológico; Orientações preventivas e de segurança à população; Acompanhamento de famílias potencialmente vulneráveis; Vistorias técnicas para avaliação de riscos estruturais e geológicos; Ativação do estado de sobreaviso para abrigos temporários.
Segundo Falcão, até o momento, não foi necessária a remoção de famílias para abrigos, pois as avaliações técnicas indicaram que os riscos de desocupação seriam superiores aos de permanência monitorada nas residências.
“Não foi necessária a remoção de famílias para abrigos, uma vez que as avaliações técnicas indicaram que os riscos associados à desocupação dos imóveis e à perda de bens seriam superiores à permanência monitorada nas residências”, pontuou.
Os bairros que receberam ações diretas da Defesa Civil incluem: Cadeia Velha, Glória, Bairro da Paz, Parque das Palmeiras, Cidade Nova, Bosque, Bahia Nova, Plácido de Castro, Boa União e Laélia Alcântara.
Além dos impactos diretos das chuvas, foi registrado aumento no nível do Rio Acre, que, em 12 horas, subiu de 11,44 metros para 12,49 metros, aproximando-se da cota de alerta de 13,50 metros.