Foto: ac24horas
Mais de 5,4 mil candidatos participam neste domingo, 11, do vestibular do curso de medicina da Universidade Federal do Acre (Ufac) realizado após um intervalo de mais de 14 anos via Sistema de Seleção Unificada (Sisu). As provas são aplicadas em Rio Branco e Cruzeiro do Sul, distribuídas em oito locais.
VEJA TAMBÉM:
>>Professores de redação dão orientações para candidatos ao vestibular de medicina da Ufac
>>Concorrência no vestibular de medicina da Ufac vai de 8 a mais de 300 candidatos por vaga
A retomada do vestibular ocorreu após uma decisão do Ministério da Educação (MEC) para a retirada da bonificação de 15% concedida a candidatos acreanos da cota de ampla concorrência no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). A medida havia sido adotada pela Ufac como estratégia para enfrentar a baixa participação de estudantes do Acre nos cursos de Medicina.
Devido à determinação do MEC, em agosto de 2025, o Conselho Universitário da Ufac aprovou mudanças nas formas de seleção para ingresso nos cursos de graduação da instituição. Para o curso de Medicina, ficou definido que o acesso passaria a ocorrer exclusivamente por meio de vestibular presencial, com a aplicação do bônus regional de 15%.
Os portões dos locais de prova abrem às 11h30 e fecham pontualmente às 12h30. O início das provas está previsto para às 13h. A organização orienta que os candidatos cheguem com, pelo menos, uma hora de antecedência para evitar imprevistos.
Neste primeiro dia, serão aplicadas as provas objetivas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, além da prova discursiva de redação.
Para realizar o exame, os candidatos devem apresentar documento de identificação original com foto, físico ou digital, além do comprovante de inscrição ou de pagamento. São aceitos documentos digitais como e-Título, CNH Digital e RG Digital, desde que exibidos nos aplicativos oficiais, capturas de tela não são permitidas. Após a entrada na sala, o uso do celular permanece proibido.
O único material permitido para a realização das provas é a caneta esferográfica preta, de corpo transparente, utilizada tanto para o rascunho quanto para o preenchimento do gabarito. A recomendação é levar mais de uma caneta, para evitar contratempos.
A Ufac informa ainda que itens de acessibilidade e dispositivos médicos são permitidos mediante necessidade comprovada, como cão-guia, implante coclear, sensores de glicose sem uso de celular, bomba de insulina ou asma, aparelhos auditivos, muletas e medicamentos. O uso de chapéu, boné ou gorro só é autorizado com justificativa médica previamente aprovada.