Candidatos que participaram do primeiro dia de provas do vestibular de Medicina da Universidade Federal do Acre (Ufac), neste domingo, 11, relataram dificuldades para localizar os blocos onde os exames foram aplicados no campus de Rio Branco. A situação provocou correria e apreensão entre os participantes, especialmente entre aqueles que não conhecem a universidade.
Ao longo da manhã, foi possível observar estudantes correndo pelo campus sem saber exatamente para onde ir. Muitos candidatos eram de fora do estado ou não residem em Rio Branco e estavam entrando pela primeira vez na Ufac, o que aumentou a dificuldade de orientação dentro da instituição.
Segundo relatos, no principal ponto de acesso ao campus havia poucos servidores orientando os candidatos sobre a localização dos blocos, o que contribuiu para a desorganização. A circulação intensa de veículos e o trânsito congestionado também dificultaram o deslocamento, principalmente para quem precisou entrar a pé.

Foto: Witalo Lima/Cedida
A situação se agravou porque alguns aplicadores e integrantes da equipe responsável pela aplicação da prova não conheciam bem o campus, o que gerou orientações desencontradas.
Ainda conforme relatos, houve casos de candidatos direcionados a mais de um bloco antes de encontrarem o local correto para realizar a prova, além da falta de sinalização clara e de pessoal suficiente para orientar os participantes.
“Minha esposa só conseguiu chegar ao bloco certo porque eu entrei dentro da Ufac de carro e rodei os blocos até encontrar um funcionário para informar onde era o local da prova; se não, ela tinha perdido”, relatou Witalo Lima.


















