Blog do Crica

A amante argentina do Cameli

Por
Luis Carlos Moreira Jorge

Lembram daquela história da amante argentina, com quem o camarada só quer se encontrar nas sombras para ninguém saber? Pois é, tem muito a ver com essa realidade política que envolve a tão propagada, mas nunca concluída aliança entre o governador Gladson Cameli e o presidente do MDB, Vagner Sales. Reuniões, conversas secretas aconteceram entre as partes, mas nada desse casamento ser sacramentado.


Lembra, também, o episódio do noivo que esperou a noiva no altar e essa não deu as caras. Aliás, o MDB virou uma espécie de noiva reserva. O principal argumento de lideranças do governo usado para ainda não fechar o apoio do MDB, é que antes vão querer saber se o senador Márcio Bittar (PL) vai apoiar ou não a Mailza. Traduzindo: se o Bittar disser que entrará na chapa da Mailza; adeus babau e bacurau para o MDB. Ou seja, para o Cameli o apoio isolado do Márcio Bittar (PL) vale mais que todo o MDB junto. O MDB só será procurado se o Bittar disser que não apoiará a candidatura de Mailza ao governo.


A Mailza, coitada, bem que quer o MDB ao seu lado, mas não lhe deram poder de decisão. Por tudo o que está na mesa da discussão, a situação está na base do MDB entra com a cara e o governador Gladson, a vice Mailza, o PP e companhia, entram com o tapa. O MDB pode terminar nesta história falando para as paredes. Ou atirando pedra na lua.


ENCHENDO O SACO


Conversei ontem com alguns membros do MDB e pelo que escutei, estão de saco cheio com essa lenga-lenga e começam a contestar a passividade do presidente do MDB, Vagner Sales. Começa a tomar corpo no partido o apoio à candidatura ao governo do senador Alan Rick (Republicanos).


NÃO ENTENDERAM…..


Recebi a informação que aconteceria uma conversa ontem, entre o governador Gladson Cameli, o senador Márcio Bittar (PL) e a vice-governadora Mailza Assis, para saber a posição do Bittar. Parece piada de português: não entenderam ainda o enredo do samba de que o senador Márcio Bitar (PL) não quer apoiar a Mailza para o governo? É preciso desenhar para entenderem?


ROLO-COMPRESSOR


O esquema no governo a favor da candidatura do médico pernambucano Fábio Rueda (UB) a deputado federal, virou um rolo-compressor pilotado pelo chefe da Casa Civil, Jonathan Donadoni. Ontem, quem anunciou ao BLOG que aderiu à candidatura do Rueda via Donadoni, foi o subsecretário da SEGOV, Márcio Pereira (era apoiador da deputada federal Socorro Neri). Revelou ainda que fez um levantamento das principais lideranças políticas dos municípios, para serem procurados e entrarem no bloco do Rueda. Se esse Rueda não se eleger com uma expressiva votação, com tanto esquema, melhor montar um carro para vender pipocas. O Márcio é experiente em campanhas.


OU ELE OU EU…


Uma boa fonte do MDB comentou com o BLOG que o deputado Tanízio Sá (MDB) já avisou à direção do partido que, caso o ex-prefeito de Sena Madureira, Mazinho Serafim, se filie à sigla, não ficará no MDB.


PERGUNTE PARA ELA


Um importante membro do MDB fez ontem, a seguinte indagação: “A Mailza não diz que quer o MDB lhe apoiando? Por qual razão não abre mão da Secretaria de Ação Social, que ela comanda; e não dá para o MDB”? Uma boa pergunta, mas melhor esse amigo cabeça branca fazer a indagação para ela.


FORA DA CURVA


Todos os indicadores apontam na direção que o prefeito Tião Bocalom será mesmo candidato ao governo, em qualquer cenário. Somente um ponto muito fora da curva o faria mudar de ideia. O Bocalom já foi candidato quando não tinha um pau para dar no gato, por qual razão não seria agora que tem estrutura?


PODE IR PARA O PP


O deputado Luiz Tchê (PDT) pode acabar disputando a reeleição pelo PP, sabe que não será fácil montar uma chapa para a ALEAC do zero.


MULHERES DA FRONTEIRA


Poderemos ter nesta eleição em Brasiléia três mulheres disputando mandatos para deputada federal: as ex-prefeitas Fernanda Hassem e Leila Galvão, e a vereadora Izabelle Araújo (Republicanos). Elas terão que completar votos em outros municípios, se quiserem se eleger.


NEM UM POUCO


Pelo que conheço da amizade de ambos, não me causará nenhuma surpresa se o senador Sérgio Petecão (PSD) aparecer na chapa da vice-governadora Mailza ao governo, como um dos seus candidatos ao Senado.


NÃO TEM MUITO O QUE FAZER


O senador Alan Rick (Republicanos) não tem muito o que fazer sobre esta confusão no governo a não ser observar, para tirar proveito de algum racha. A sua malhadeira está na água.


PEDRA NA SANTA


O ex-presidente do PT, Cesário Braga, deve ter atirado pedra na santa, a sua candidatura a deputado estadual não é a encampada pelos caciques do partido. Mas a do Padre Antônio Menezes, sem vida dedicada ao partido como o Cesário. Coisas do PT.


EMPURRAR PARA MARÇO


O senador Alan Rick (Republicanos) deve empurrar para março a escolha do seu candidato a vice-governador. Numa posição cômoda de líder das pesquisas, não é preciso ter pressa.


PAZ E AMOR


Um domingo com muita paz, amor, e Deus no coração.


FRASE MARCANTE


“Morre lentamente quem não viaja, quem não lê, quem não escuta música, quem não acha graça em si mesmo”. Pablo Neruda.


Compartilhe
Por
Luis Carlos Moreira Jorge