Para que o leitor possa, mais uma vez, diferenciar medidas de salvaguarda de “tarifaço”. Ontem, nos sites mais importantes do país especializados em agro, noticiaram que “Salvaguardas no Mercosul-UE não impedem avanço das exportações do agro”.
Ironia
E, como a História, às vezes, é danada de irônica, após mais de 20 anos de negociação, e depois de Lula quase namorar com o presidente francês para cima e para baixo, foi justamente Macron quem anunciou o veto ao acordo. Com isso, o Brasil fica completamente refém da ultradireitista italiana Giorgia Meloni, a primeira-ministra.
Detalhe
Outro detalhe importante que nos ensina: por que o presidente francês vai votar contra o Acordo Mercosul/UE? Ou ele vota contra, ou a direita francesa vai à lona. Os agricultores franceses são unidos, protestam e são contra a concorrência criada com o acordo.
Concorrente
O Brasil é muito competitivo nos produtos agrícolas: produtos com qualidade e preços baixos. Com destaque para a carne, que, em média, chega ofertada com preço 22% abaixo da concorrência.
Piada
Os agricultores franceses entendem que os produtores de lá são mais pressionados por legislações ambientais do que os daqui. E a ideia do laissez-faire laissez-passer…? Isso foi uma piada que contaram para a gente, leitor! Tem gente aqui no Acre que conta até hoje! “Estado mínimo para cá… Estado mínimo para lá!”
Empurra-empurra no transporte coletivo
Mais de 450 trabalhadores da Ricco seguem com salários de dezembro em atraso. A empresa atribui o problema à Prefeitura de Rio Branco, enquanto o Executivo municipal afirma que a dificuldade está relacionada a entraves orçamentários. No meio do jogo de versões, quem paga a conta — mais uma vez — são os trabalhadores e a população usuária do transporte coletivo.

Comiseração
Um entregador foi roubado enquanto trabalhava em Rio Branco, mas a dupla bandida, um homem e uma mulher, caiu nas mãos da PM. O trabalhador fazia entrega de bicicleta quando foi abordado, apenas confirmando que o crime não exerce comiseração.
Segurança
O Acre registra queda expressiva em crimes violentos em 2025, com redução de mais de 60% em ocorrências letais e avanços na atuação integrada das forças policiais.
Meio ambiente
Dados oficiais apontam redução histórica de 75% nos focos de queimadas no Acre, o menor índice desde 2001, reforçando a efetividade das ações ambientais.
Economia
O Fundo Constitucional do Norte amplia em mais de mil por cento os recursos para microcrédito, fortalecendo pequenos empreendedores e agricultores familiares da Amazônia.
Empreendedorismo
O programa Centelha bate recorde nacional de inscrições e se prepara para lançar edital no Acre em 2026, com foco em inovação e impacto socioambiental.
Sustentabilidade
Parcerias com organizações da sociedade civil ampliam o alcance do Programa REM Acre, levando investimentos e autonomia a comunidades indígenas e rurais distantes.
Educação
O calendário de rematrículas do Centro de Estudos de Línguas do Acre organiza prazos distintos para alunos aprovados, reprovados e que desejam mudar de turma no primeiro semestre de 2026. Tem gente que não gosta, mas é um sistema que tem funcionado.
Saúde
O prazo final para inscrição no maior aperfeiçoamento do SUS se aproxima e pode alcançar mais de 4 milhões de profissionais em todo o país — centenas no Acre — com início das aulas em março.
Superior
O Sisu 2026 oferta quase 275 mil vagas no país, com o Acre participando com menos de meio por cento do total, distribuídas em cursos e instituições públicas.
Políticas Públicas
Indicadores de gravidez na adolescência seguem elevados no Acre, apesar da queda registrada na última década, mantendo o Estado acima da média nacional.
Tributos
A conferir no próximo contracheque: a nova tabela do Imposto de Renda entra em vigor com isenção total para rendas mensais de até R$ 5 mil e redução gradual até R$ 7.350.

Fiscalização
O Procon do Acre intensifica ações de fim de ano, fiscaliza dezenas de estabelecimentos e emite autos por irregularidades que ferem o Código de Defesa do Consumidor.
Agropecuária
Produtores do Acre têm prazo final para declarar a vacinação contra brucelose no sistema do Idaf, medida essencial para manter a sanidade do rebanho e a regularidade comercial.
Leilões
O governo do Acre agenda cinco leilões eletrônicos em janeiro, com veículos e bens classificados como recuperáveis ou sucata, todos realizados de forma online.

