O sábado (10) será marcado por tempo quente e abafado em todo o Acre, com presença de sol, variação de nuvens e ocorrência de chuvas passageiras e pontuais, que podem ser fortes em algumas localidades. O mesmo padrão climático deve atingir áreas do Amazonas, Rondônia, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, Bolívia (regiões de planície) e Peru (região de selva), segundo informações do portal O Tempo Aqui.
De acordo com a previsão, há maior risco de chuvas intensas principalmente no Amazonas, em Rondônia e nas regiões central e norte de Mato Grosso. No Acre, a instabilidade será favorecida pela elevada umidade do ar e pelo calor ao longo do dia.
No leste e sul do estado, que incluem as microrregiões de Rio Branco, Brasiléia e Sena Madureira, o tempo permanece quente e abafado, com chuvas rápidas e isoladas, com média probabilidade de pancadas fortes. A umidade relativa do ar mínima deve variar entre 55% e 65% durante a tarde, enquanto a máxima alcança entre 90% e 100% nas primeiras horas do dia. Os ventos sopram fracos a calmos, predominando da direção norte, com variações de noroeste e nordeste.
Já no centro e oeste do Acre, abrangendo as microrregiões de Cruzeiro do Sul e Tarauacá, a previsão é semelhante, com calor, sol entre nuvens e chuvas passageiras, que podem ser intensas em pontos isolados. A umidade do ar segue os mesmos índices registrados no leste e sul do estado, e os ventos também permanecem fracos, com direção predominante do norte.
As temperaturas devem apresentar pouca variação entre os municípios. Em Rio Branco, Senador Guiomard, Bujari e Porto Acre, as mínimas oscilam entre 22°C e 24°C, com máximas entre 30°C e 32°C. Em Brasiléia, Epitaciolândia, Xapuri, Capixaba e Assis Brasil, as máximas podem chegar a 33°C, com mínimas entre 22°C e 24°C.
Plácido de Castro e Acrelândia também registram mínimas entre 22°C e 24°C e máximas de até 33°C. Em Sena Madureira, Manuel Urbano e Santa Rosa do Purus, os termômetros variam entre 22°C e 32°C. Tarauacá e Feijó, assim como Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves, devem ter temperaturas entre 22°C e 32°C. Já em Marechal Thaumaturgo, Porto Walter e Jordão, as máximas também chegam a 32°C, mantendo o padrão de calor em todo o estado.


















