Foto: Sérgio Vale
Uma entrevista de ontem do senador Márcio Bittar (PL) ao jornalista Adailson Oliveira, no programa GAZETA ENTREVISTA, da TV-GAZETA, viralizou nos comentários políticos de bastidores, por voltar a afirmar que a prioridade do PL no estado é a sua reeleição, e não se referiu a bem encaminhada candidatura do prefeito Tião Bocalom (PL) ao governo do estado. Deu a aparência que levará uma candidatura independente, ao enfatizar que não tem problemas com os candidatos ao governo Mailza Assis (PP) e Alan Rick (Republicanos). Em momento algum da entrevista falou ser Bocalom o seu candidato a governador. Vários secretários municipais correram a dizer que o prefeito Tião Bocalom não é só candidato, mas “candidatíssimo” a governador, independente do cenário político, e se mostraram surpresos com a omissão ao fato entrevista de Bittar. Bocalom se pronunciou ao BLOG, no seguinte termo: “Meu respeitado amigo Luís, eu já disse ao Márcio que vou colocar meu nome (para o governo). Eu tenho uma história”. Pelo visto, o senador Márcio Bittar (PL) está falando grego e o prefeito Tião Bocalom (PL) o aramaico. Essa é a segunda crise entre ambos. A primeira foi quando Bittar se referiu a Alan Rick como “governador de férias”. Vão ter que se afinar para a campanha.
CONTINUA NO HOLOFOTE
O ex-prefeito Marcus Alexandre (MDB) continua no holofote do grupo da vice-governadora Mailza Assis (PP), como o preferido para ser o vice da sua chapa ao governo. Um dos argumentos para tentar lhe convencer é que, poderia ser vice; lançar a mulher para deputada estadual, e a Mailza ganhando teria a máquina do governo para disputar a PMRB, na próxima eleição. Não política não tem nada impossível, mas acho difícil o Marcus abrir mão de disputar a ALEAC.
SITUAÇÃO COMPLICADA
O presidente do PODEMOS, Ney Amorim,dificilmente ficará no partido se quiser ser deputado federal, porque não tem perspectivas de montar uma chapa própria competitiva para a Câmara Federal. Ney vem de duas derrotas, emendar uma terceira poderia marcar negativamente sua imagem, ganhando o carimbo de perdedor. Ou cavalo paraguaio.
PROVA DE LEALDADE
Há grupos ligados ao prefeito Tião Bocalom (PL) com a tese de que deve condicionar sua saída da prefeitura, ao vice-prefeito Alysson Bestene, do PP; a se filiar ao PL, para matar o argumento que está dando uma prefeitura de mão beijada ao PP.
SEM FACA NO PESCOÇO
Ninguém colocou a faca no pescoço do Jorge Viana (PT) para que declarasse a este BLOG e a vários órgãos de comunicação, que a sua candidatura ao Senado está sob “reavaliação”. E nunca desmentiu as suas declarações. Sem essa, pois, de arguir uma teoria da conspiração para enfraquecer o JV.
DEPENDE DA JUSTIÇA
Enquanto perdurar a dúvida se o julgamento no STJ contra o governador Gladson Cameli continuará ou não após o recesso do Judiciário, as composições políticas ficam sem espaço para serem definidas. Com o Cameli sendo candidato ao Senado é um cenário; não sendo, é outro. Isso se define até abril.
FILIAÇÃO CASADA
O presidente do Republicanos, Roberto Duarte, está exigindo dos candidatos a deputado pelo partido, que se comprometam a apoiar sua candidatura à reeleição. Na base do meu pirão, primeiro.
DEVANEIO POLÍTICO
Circula nos bastidores a notícia de que Kelem Bocalom poderia ser a vice na chapa do senador Alan Rick (Republicanos) ao governo. Devaneio de quem quer minar a candidatura do Boca ao governo.
SANTA PACIÊNCIA
Assaltantes presos por assaltar um entregador, foram para a famosa Audiência de Custódia e liberados, para a revolta dos policiais que os prenderam. Devia levar o nome de Audiência de Soltura, ficaria mais coerente. Um dos raros pontos que me somo ao bolsonarismo é o fim deste procedimento jurídico.
FORA DE COGITAÇÃO
Não está no radar do secretário de Educação, Aberson Carvalho, deixar o governo para ser candidato a deputado estadual. Mas, uma coisa é certa: vai apoiar alguém do seu grupo para disputa de uma vaga na ALEAC.
TIRO NO PÉ
O candidato de direita que mais poderia aglutinar apoios é o governador Tarcísio de Freitas, de São Paulo. A família Bolsonaro pode ter dado um tiro no próprio pé ao lançar o senador Flávio Bolsonaro (PL) para presidente. É bem mais fácil ser derrotado pelo Lula.
FICOU NA PROMESSA
A ponte de Rodrigues Alves, alvo de tantas promessas políticas, parece que vai continuar sendo uma ilusão. Só se lembram que existe na política.
ÚNICA COISA NOVA
A candidatura do médico Thor Dantas (PSB) ao governo será na campanha deste ano, a única coisa nova na política. As demais candidaturas são de velhas figuras da política acreana.
PARA REFLEXÃO
“Quando aparece o sol, a vela se torna inútil”. Velho ditado espanhol.
LENGA-LENGA
A política ficará neste lenga-lenga até o início de abril, quando as composições, trocas de partidos, desincompatibilizações, tiverem acontecido.
CALENDÁRIO ELEITORAL
Todas as pesquisas desde o início do mês passaram a ter registro obrigatório. No dia 4 de março abre a janela eleitoral para troca de partido por deputados federais e estaduais. Dia 4 de abril é a data final para desincompatibilização. Em 20 de julho acontecerão as convenções partidárias para a escolha de candidatos. Fiquem de olho aberto.
SE TIVER CHAPA
A ex-prefeita Leila Galvão só disputará a eleição de deputada federal pelo MDB, caso o partido consiga formar uma chapa competitiva. Caso contrário, irá para um outro partido que apoie a candidatura ao governo da Mailza.
PEIXE COM ESCAMA
O advogado Jonathan Santiago e a jornalista Silvânia Pinheiro passarão a integrar o gabinete da vice-governadora Mailza Assis. Estou vendendo peixe com escamas, como me venderam. O Jonathan é um bom profissional do Direito, mas politicamente não sei em que vai somar à campanha da Mailza.
MULHERES
Socorro Nery, Antônia Lúcia, Fernanda Hassem, Leila Galvão, Márcia Bittar, Vanda Milani, Perpétua Almeida, Shirley Torres, são as mulheres citadas até aqui como candidatas a deputada federal.
FRASE MARCANTE
“Plante seu jardim e decore sua alma, ao invés de esperar que alguém traga flores”. William Shakespeare.