Foto: Whidy Melo/ac24horas
O secretário municipal de Infraestrutura de Rio Branco, Cid Ferreira, afirmou nesta sexta-feira (9) que uma série de projetos estruturantes da capital está em fase final de aprovação e deve começar a sair do papel nos próximos meses, com destaque para a revitalização de praças, implantação de restaurantes populares e a reestruturação do Parque Cidade da Criança.
Segundo o secretário, as obras de urbanização da Praça da Princesinha e da praça do bairro Santa Cruz dependem da liberação de recursos provenientes de emenda parlamentar da deputada federal Socorro Neri. Os projetos, de acordo com ele, estão em análise no Programa Calha Norte e tiveram o cronograma impactado por mudanças internas no órgão. “Essa emenda ainda não foi liberada. O projeto está em processo de aprovação lá no Calha Norte. O programa passou por uma troca de equipe, isso demorou bastante e atrasou a inclusão dessas obras, mas já tem recurso previsto”, explicou Cid Ferreira.
Mesmo com a demora, o secretário demonstrou otimismo quanto à liberação dos valores ainda neste início de ano. Ele destacou que, uma vez autorizados os recursos, a execução será rápida, já que os projetos estão prontos.
“Creio que ela vem agora nesse pacote que começou a ser liberado na virada do ano. Estando liberado, a execução ali é muito rápida. É um projeto muito bonito, tanto para a nova Praça da Princesinha quanto para a praça do Santa Cruz, que é uma área voltada também para crianças”, afirmou.
Além das praças, Cid Ferreira anunciou avanços na implantação de três restaurantes populares em Rio Branco. Dois projetos já foram aprovados e um terceiro segue em fase final de análise. As unidades devem ser construídas nos bairros São Francisco, Cidade Nova e na área da Defesa Civil.
Outro destaque apontado pelo secretário é o projeto de reestruturação do Parque Cidade da Criança, considerado por ele uma das principais intervenções previstas pela gestão municipal. “Esse é um projeto grande, que eu vi de perto. O Parque Cidade da Criança foi homologado recentemente. Já estamos providenciando o envio para licitação”, disse.
Cid Ferreira ressaltou que a liberação gradual dos projetos impõe agora um ritmo acelerado de trabalho à Secretaria de Infraestrutura, por determinação do prefeito Tião Bocalom. “As coisas começaram a ser liberadas agora, e eu, como secretário, tenho a missão de correr o mais rápido possível para licitar tudo isso e iniciar essas obras”, concluiu.
As intervenções, segundo a prefeitura, fazem parte de um conjunto de ações voltadas à melhoria dos espaços públicos, lazer, segurança alimentar e qualidade de vida da população de Rio Branco.