Acre

Trabalhadores da Ricco fazem paralisação por atraso salarial em Rio Branco

Por
Saimo Martins

Trabalhadores da empresa Ricco, responsável pelo transporte coletivo em Rio Branco, realizaram na manhã desta sexta-feira, 09, uma paralisação de advertência em protesto contra o atraso no pagamento de salários e benefícios. A mobilização foi confirmada pelo presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes de Passageiros e Cargas do Estado do Acre (Sindtran/AC), Antônio Neto, em entrevista ao ac24horas Play. O ato começou por volta das 9h com previsão de acabar às 10h da manhã desta sexta-feira (09).


Segundo o sindicalista, o pagamento referente ao mês de dezembro, que deveria ter sido efetuado no dia 7 de janeiro, não foi realizado. Além disso, os trabalhadores também não receberam o adiantamento salarial de 40%, tradicionalmente pago no dia 20 de dezembro.


“Essa paralisação é de advertência hoje, podendo se prolongar para uma greve geral a partir de segunda-feira. O vale e o adiantamento salarial não foram pagos. A empresa havia acordado que faria tudo junto com o salário, mas o pagamento prometido para o dia 7 não aconteceu, nem foi feito depois. Isso está apertando o bolso do trabalhador”, afirmou Antônio Neto.


Foto: David Medeiros

De acordo com o sindicato, o atraso atinge todos os cerca de 450 funcionários da Ricco, incluindo motoristas, fiscais, trabalhadores da manutenção, administrativos e demais setores da empresa.


O presidente do sindicato explicou que o salário de dezembro é pago em janeiro e que, nos anos anteriores, havia uma antecipação financeira por parte da Prefeitura de Rio Branco, o que permitia à empresa honrar os compromissos trabalhistas mesmo durante o recesso administrativo do município. “Todos os anos a prefeitura fazia uma antecipação, com base em um cálculo desse período em que as finanças ficam fechadas. Segundo a empresa, essa antecipação não foi feita agora, e por isso eles alegam não ter condições de pagar”, explicou.



Compartilhe
Por
Saimo Martins