Menu

Somente o açaí garante bônus do PGPAF no Acre no mês de janeiro

Abundante na Amazônia, açaí está proibido de ser servido durante a COP | Foto: Adobe Stock
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A lista de produtos com direito ao bônus do Programa de Garantia de Preços para a Agricultura Familiar (PGPAF) em janeiro de 2026 foi divulgada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA). Para o Acre, no entanto, apenas o açaí foi incluído na relação, evidenciando o alcance limitado do benefício para os agricultores familiares do estado neste início de ano.

Os dados foram calculados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) a partir dos preços de mercado apurados em dezembro de 2025. A portaria tem validade entre 10 de janeiro e 9 de fevereiro de 2026 e define os produtos e estados que terão direito à bonificação no período.

Anúncio

O PGPAF garante um desconto nas parcelas de financiamentos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) quando o preço de mercado de determinado produto fica abaixo do valor de referência estabelecido pelo governo. Nessa situação, o agricultor pode usar o bônus para abater o valor a ser pago ou amortizar parte da dívida.

Em janeiro, além do açaí no Acre e no Amapá, a lista de produtos contemplados inclui o abacaxi no Rio de Janeiro, o arroz no Maranhão, a batata no Rio Grande do Sul, a borracha na Bahia e no Mato Grosso do Sul, a castanha em Alagoas e na Bahia, o feijão no Rio de Janeiro, o feijão-caupi no Pará, a juta no Amazonas, o leite na Bahia e em Pernambuco, a manga no Rio de Janeiro, o maracujá em Minas Gerais, o mel no Piauí, a raiz de mandioca em diversos estados, o sorgo no Tocantins e o tomate no Espírito Santo, Mato Grosso e Santa Catarina.

A limitação do benefício a apenas um produto no Acre contrasta com a situação de outros estados, que tiveram vários itens incluídos na lista de bonificação. Os percentuais de desconto são definidos com base nos custos de produção calculados pela Conab e nos preços de mercado, e são publicados mensalmente pelo MDA.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.