Menu

Somente o açaí garante bônus do PGPAF no Acre no mês de janeiro

Abundante na Amazônia, açaí está proibido de ser servido durante a COP | Foto: Adobe Stock
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A lista de produtos com direito ao bônus do Programa de Garantia de Preços para a Agricultura Familiar (PGPAF) em janeiro de 2026 foi divulgada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA). Para o Acre, no entanto, apenas o açaí foi incluído na relação, evidenciando o alcance limitado do benefício para os agricultores familiares do estado neste início de ano.


Os dados foram calculados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) a partir dos preços de mercado apurados em dezembro de 2025. A portaria tem validade entre 10 de janeiro e 9 de fevereiro de 2026 e define os produtos e estados que terão direito à bonificação no período.

Publicidade


O PGPAF garante um desconto nas parcelas de financiamentos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) quando o preço de mercado de determinado produto fica abaixo do valor de referência estabelecido pelo governo. Nessa situação, o agricultor pode usar o bônus para abater o valor a ser pago ou amortizar parte da dívida.


Em janeiro, além do açaí no Acre e no Amapá, a lista de produtos contemplados inclui o abacaxi no Rio de Janeiro, o arroz no Maranhão, a batata no Rio Grande do Sul, a borracha na Bahia e no Mato Grosso do Sul, a castanha em Alagoas e na Bahia, o feijão no Rio de Janeiro, o feijão-caupi no Pará, a juta no Amazonas, o leite na Bahia e em Pernambuco, a manga no Rio de Janeiro, o maracujá em Minas Gerais, o mel no Piauí, a raiz de mandioca em diversos estados, o sorgo no Tocantins e o tomate no Espírito Santo, Mato Grosso e Santa Catarina.


A limitação do benefício a apenas um produto no Acre contrasta com a situação de outros estados, que tiveram vários itens incluídos na lista de bonificação. Os percentuais de desconto são definidos com base nos custos de produção calculados pela Conab e nos preços de mercado, e são publicados mensalmente pelo MDA.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido