Destaque 1

Professores de redação dão orientações para candidatos ao vestibular de medicina da Ufac

Por
Da redação ac24horas

Com a proximidade do vestibular para o curso de medicina da Universidade Federal do Acre (Ufac), que acontece nos dois domingos próximos, 11 e 18 de janeiro, os professores Pedro Henrique Pereira e Letícia Mariane Morais de Paula, assessores pedagógicos do Pré-Enem Legal, do Governo do Acre, em entrevista ao repórter do ac24horas, David Medeiros, nesta semana, reuniram orientações para ajudar os candidatos a se prepararem melhor, especialmente para a redação, cobrada no primeiro dia de prova. As provas acontecem em Rio Branco e Cruzeiro do Sul.


Segundo os professores de redação e linguagem, a metodologia da avaliação segue o mesmo padrão do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Isso significa que as competências cobradas na redação são as mesmas, como o domínio da norma padrão da língua portuguesa, o respeito à tipologia textual dissertativo argumentativa, além da coerência e coesão do texto. Outro ponto essencial é a proposta de intervenção, que deve apresentar uma medida capaz de amenizar a problemática discutida ao longo da redação.


Entre as dicas, Pedro Henrique e Letícia destacam a importância de explorar bem o repertório sociocultural. “Independentemente do tema proposto, o candidato precisa ter habilidade para utilizar esse repertório a favor do seu ponto de vista, argumentar com clareza e construir uma linha de raciocínio lógica e organizada. A estrutura do texto permanece a mesma: introdução, desenvolvimento e conclusão. Sempre lembrar que a estrutura é a mesma. Introdução, que utiliza um repertório, que embasa o tema e que apresenta culpados. Desenvolvimento, que falam mais um pouquinho sobre os culpados e uma conclusão que retoma tudo, resume e dá uma proposta de intervenção”, pontuou.


Para o dia anterior à prova, a orientação é manter a calma e evitar o desespero. O ideal é fazer apenas revisões simples, caso o estudante considere necessário, e não tentar recuperar o tempo perdido estudando de forma excessiva. “Não vai adiantar fazer cinquenta e cinco milhões de questões naquele dia.O que você estudou, já tá estudado. Então, pegue o seu dia pra descansar e pra revisar conteúdo simples, se é um conceito, alguma ideia mais rápida, utiliza esse dia pra poder relembrar, mas nada de estudar o dia inteiro”, frisou o professor.


Outro cuidado importante é conferir com antecedência o local de prova, separar os documentos exigidos e sair de casa com tempo suficiente para evitar imprevistos. O processo seletivo será realizado em dois domingos consecutivos, seguindo a lógica de organização do Enem.


No primeiro dia, marcado para o domingo, 11, os candidatos farão as provas objetivas de Ciências Humanas, Linguagens e Códigos, além da redação. Os portões serão abertos às 11h30 e fechados às 12h30, com início das provas às 13h e duração total de 5h30, conforme o horário local.


No domingo seguinte, dia 18, serão aplicadas as provas objetivas de Ciências da Natureza e Matemática. O cronograma de acesso aos locais será mantido, com abertura dos portões às 11h30, fechamento às 12h30 e início das avaliações às 13h. A duração prevista para esse segundo dia é de 4h30.


No total, 5.427 candidatos se inscreveram para o vestibular. A maior concentração está na ampla concorrência, que reúne 2.873 inscritos, considerando também a modalidade com argumento de inclusão regional, que é o bônus de 15% para candidatos que tenham estudado no estado do Acre.


ASSISTA AO VÍDEO:


Compartilhe
Por
Da redação ac24horas