A destinação de recursos para a construção de uma quadra poliesportiva no município de Feijó virou alvo de críticas nas redes sociais nesta sexta-feira (9). O debate ganhou repercussão após uma publicação do secretário de Relações Federativas do Acre, Fábio Rueda, anunciando a liberação de R$ 462.180,85 para a obra, acompanhada de uma arte institucional divulgada em seu perfil oficial no Instagram.
Nos comentários da postagem, o deputado federal Roberto Duarte (Republicanos) contestou a forma como o anúncio foi feito e atribuiu a autoria da emenda ao seu mandato parlamentar. Segundo o parlamentar, tanto a indicação do recurso quanto a liberação do valor são resultado direto do trabalho desenvolvido na Câmara dos Deputados, em parceria com a Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop) e com lideranças da comunidade indígena que será beneficiada pelo equipamento esportivo.
“A emenda desta quadra para Feijó foi alocada pelo nosso mandato de deputado federal, bem como a liberação do recurso foi fruto do esforço e do trabalho do nosso mandato, da equipe da Seop fazendo o projeto e até das lideranças da comunidade indígena beneficiada”, escreveu Duarte.
Em outro comentário, o deputado elevou o tom e criticou o que classificou como uso político do anúncio. Para ele, a publicação tem caráter de pré-campanha e se apropria de resultados que, segundo afirma, são da bancada federal. “Aí vejo secretário de Governo fazendo pré-campanha com resultado do trabalho de liberação de emendas da bancada federal, na maior cara dura”, declarou.
Até o momento, o secretário Fábio Rueda não respondeu diretamente às críticas. No entanto, chamou atenção o fato de que os comentários feitos por Roberto Duarte teriam desaparecido da publicação, que segue no ar. A situação reforça críticas recorrentes feitas ao secretário, que já foi acusado anteriormente de se apropriar politicamente de ações e recursos oriundos do trabalho de parlamentares federais. Rueda ficou na suplência nas últimas eleições em 2022 e atualmente é pré-candidato do União Brasil para o cargo de deputado federal com o apoio do irmão que é presidente nacional da sigla, Antônio Rueda.