Região Norte

SUS passa a oferecer implante contraceptivo subdérmico em Manaus

Por
Terezinha Moreira

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) iniciou a oferta do implante contraceptivo subdérmico liberador de etonogestrel na rede municipal de saúde de Manaus. Nesta primeira etapa, o atendimento será voltado a adolescentes a partir de 14 anos e mulheres em situação de vulnerabilidade social.


Para viabilizar o serviço, o Ministério da Saúde enviou 7.760 unidades do contraceptivo, que serão distribuídas em unidades da capital. Nove Unidades de Saúde da Família (USFs) foram preparadas para a inserção do implante, após a capacitação de médicos da rede municipal.


A primeira remessa será destinada prioritariamente a grupos mais vulneráveis, como pessoas em situação de rua, indígenas, migrantes, mulheres vivendo com HIV em uso do medicamento dolutegravir, homens trans, entre outros públicos.


A iniciativa integra as ações do Sistema Único de Saúde (SUS) voltadas ao planejamento familiar e à prevenção da gravidez não intencional. O método tem eficácia superior a 99% e pode contribuir para a redução da mortalidade materna, fetal e infantil, especialmente em casos de gestações não planejadas.


Compartilhe
Por
Terezinha Moreira