Menu

SUS passa a oferecer implante contraceptivo subdérmico em Manaus

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) iniciou a oferta do implante contraceptivo subdérmico liberador de etonogestrel na rede municipal de saúde de Manaus. Nesta primeira etapa, o atendimento será voltado a adolescentes a partir de 14 anos e mulheres em situação de vulnerabilidade social.

Para viabilizar o serviço, o Ministério da Saúde enviou 7.760 unidades do contraceptivo, que serão distribuídas em unidades da capital. Nove Unidades de Saúde da Família (USFs) foram preparadas para a inserção do implante, após a capacitação de médicos da rede municipal.

Anúncio

A primeira remessa será destinada prioritariamente a grupos mais vulneráveis, como pessoas em situação de rua, indígenas, migrantes, mulheres vivendo com HIV em uso do medicamento dolutegravir, homens trans, entre outros públicos.

A iniciativa integra as ações do Sistema Único de Saúde (SUS) voltadas ao planejamento familiar e à prevenção da gravidez não intencional. O método tem eficácia superior a 99% e pode contribuir para a redução da mortalidade materna, fetal e infantil, especialmente em casos de gestações não planejadas.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.