Menu

Cruzeiro do Sul e mais quatro municípios do Vale do Juruá receberão atendimento da Marinha

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Navio de Assistência Hospitalar Doutor Montenegro (NAsH), da Marinha do Brasil, partirá na próxima segunda-feira (12) do cais da Estação Naval do Rio Negro, em Manaus, para uma nova etapa de atendimentos de saúde às comunidades ribeirinhas do Acre e do Amazonas. No Acre, as ações ocorrerão inicialmente em Cruzeiro do Sul e se estenderão aos municípios de Rodrigues Alves, Porto Walter, Marechal Thaumaturgo e Mâncio Lima.


Esta será a 26ª edição da Operação Acre, que seguirá até o dia 19 de maio. A expectativa da Marinha é realizar entre 15 mil e 20 mil atendimentos, contemplando também populações de municípios do Amazonas, como Juruá, Itamaraty, Carauari, Eirunepé, Ipixuna e Guajará.

Anúncio


Os serviços oferecidos incluem consultas médicas e odontológicas, exames clínicos e laboratoriais, pequenos procedimentos cirúrgicos, acompanhamento pré-natal, vacinação e ações educativas em saúde. Também estão previstos exames de imagem, como mamografia e raio-X, além da distribuição gratuita de medicamentos conforme prescrição médica. A operação inclui ainda a entrega de donativos, como alimentos, roupas e brinquedos, destinados às comunidades atendidas.


A equipe embarcada conta com 19 militares da área da saúde, incluindo cinco médicos, quatro cirurgiões-dentistas e um farmacêutico bioquímico, além de técnicos especializados em enfermagem, radiologia médica e higiene dental.


O navio, construído pelo ex-governador Orleir Cameli, possui consultórios médicos e odontológicos, laboratório para análises clínicas, sala de trauma, enfermaria, farmácia e sala de vacinação. Para ampliar o alcance do atendimento em áreas de difícil acesso, a embarcação conta com quatro lanchas orgânicas e sistema de comunicação via satélite.


Em 2025, a operação atendeu as cinco cidades do Vale do Juruá, incluindo comunidades rurais e Terras Indígenas no Acre, e também alcançou municípios do Amazonas, com consultas médicas e odontológicas, exames laboratoriais, mamografias, raio-X e a entrega de 250 mil medicamentos. Cerca de 800 mamografias foram realizadas, sendo a primeira vez que exames complementares e laudos foram oferecidos diretamente no navio-hospital.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido