Menu

Cesário alerta sobre democracia e convoca classe trabalhadora

Foto: Cesário Braga I Whidy Melo/ac24horas
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Durante o ato público realizado no auditório da Associação dos Docentes da Universidade Federal do Acre (Adufac), no campus da Ufacem Rio Branco, nesta quinta-feira (8), o dirigente do Partido dos Trabalhadores (PT) do Acre e superintendente do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Cesário Braga, alertou para a fragilidade da democracia brasileira e ressaltou a importância da unidade da classe trabalhadora.

“Quando nós começamos a querer levantar a cabeça para respirar, mais uma vez eles vão lá e tentam golpear a democracia brasileira, tentam apear do poder a classe trabalhadora”, disse Cesário. Para ele, os atos em memória da tentativa de golpe de 2023 são um alerta de que a democracia não pode ser tomada como garantida. “A nossa democracia é frágil. Saímos fortalecidos do julgamento daqueles que tentaram aplicar o golpe, mas isso mostra que precisamos cuidar dela permanentemente”, afirmou.

Anúncio

Cesário enfatizou que a democracia exige participação contínua e ativa da militância. “Às vezes nós sabemos os nossos atos e aqui a maior parte das pessoas participam de todos eles. E a gente olha o pular do outro e diz ‘só é nós de novo’. Mas muitos dizem: ‘dessa vez eu acho que não vou’, e terminam não indo. Mas nós vamos estar lá. E se a gente não vai, aquele ato que já era difícil vai ficando mais difícil ainda. Nenhum movimento ele começa grande, ele é uma semente. Quando a gente vai, essa semente se fortalece. Esse aqui é o começo de um debate para que a gente possa aperfeiçoar ainda mais a democracia brasileira”, observou.

Cesário Braga também abordou a falta de enraizamento da classe trabalhadora nos espaços de poder. “Às vezes comemoramos porque conseguimos chegar à presidência com trabalhador, mas olhem as alianças que têm que ser feitas para governar. O presidente Lula vetou a PEC da Dosimetria, mas o Congresso já sinalizou que vai derrubar. Não governamos efetivamente o Brasil porque a classe trabalhadora não está enraizada em todo o poder brasileiro”, destacou.

Ele criticou a atuação histórica do Judiciário e ressaltou que a escassez de espaço para a classe trabalhadora decorre da falta de unidade. “Por vezes, a justiça ficou do nosso lado, e parabenizo o STF neste caso da tentativa de golpe. Mas usualmente, a justiça sempre operou contra a classe trabalhadora, porque os juízes são filhos dos poderosos. A nós sobra pouco espaço, mas por quê? Pela falta de nossa unidade”, salientou. .

Encerrando sua fala, Cesário Braga conclamou a militância a ampliar sua atuação e reforçar a unidade popular. “Percebo a unidade aqui, mas ela tem que ser expandida. Temos que juntar mais gente para defender a democracia efetivamente. Temos divergências, é normal, mas todos que estão aqui lutam por justiça social e por um Brasil melhor. E é essa unidade que precisamos manter”, concluiu.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.