O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Rio Branco mantém disponíveis para adoção 65 animais, entre cães e gatos adultos e filhotes. Do total, são 11 gatos adultos e seis filhotes, além de 40 cães adultos e oito filhotes. A ação é realizada pela Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde.
De acordo com o CCZ, o órgão não funciona como abrigo para abandono de animais. O local recebe animais com suspeita de zoonoses, como raiva, leptospirose e esporotricose, além de casos de animais agressivos ou que ofereçam risco às pessoas.
A chefia da Divisão de Saúde Animal informa que o abandono de animais é crime e pode gerar penalidades quando constatado. Animais deixados de forma irregular no local, quando possível, são encaminhados para adoção.
O processo de adoção ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. Para adotar, é necessário ter mais de 18 anos, apresentar documento oficial e assinar o termo de adoção responsável. O adotante também passa por orientação com profissionais do CCZ sobre cuidados, vacinação e manejo do animal.
Além da adoção, o Centro de Controle de Zoonoses oferece vacinação antirrábica. No ato da vacinação, a carteira é preenchida e a dose tem validade de um ano.
Confira mais fotos: