Região Norte

Jovem de 26 anos morre após diagnóstico de doença de Chagas no Pará

Por
Terezinha Moreira

Um homem de 26 anos morreu após ser diagnosticado com doença de Chagas em Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém. O município confirmou três casos da doença e investiga outros sete suspeitos. Como medida preventiva de saúde pública, pontos de venda de açaí foram interditados.


A vítima, identificada como Ronald Maia da Silva, apresentou os primeiros sintomas no início de dezembro. Segundo familiares, ele buscou atendimento em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Ananindeua e em dois prontos-socorros de Belém, permanecendo por mais de 20 dias sem diagnóstico definitivo. Durante esse período, recebeu medicação e retornava para casa.


No dia 27 de dezembro, Ronald foi internado no Pronto-Socorro da avenida Augusto Montenegro, onde permaneceu por sete dias. Ele morreu no dia 31 de dezembro.


Sem diagnóstico e tratamento precoces, a doença de Chagas pode evoluir para quadros graves e levar à morte, principalmente por complicações cardíacas. No Pará, a transmissão da doença pode ocorrer pela ingestão de açaí contaminado com resíduos do inseto barbeiro, transmissor do protozoário, quando o fruto não passa por processos adequados de higiene e branqueamento.


A Vigilância Sanitária informou que realizou análises técnicas nos pontos de venda e que as investigações continuam.


Compartilhe
Por
Terezinha Moreira