Menu

Governo sanciona projeto de Pedro Longo que institui o Selo da Agricultura Familiar

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A governadora em exercício do Acre, Mailza Assis, sancionou na edição do Diário Oficial do Estado (DOE) desta quarta-feira (7) a Lei nº 4.666, que institui o Selo da Agricultura Familiar. O projeto, de autoria do deputado Pedro Longo, surge como uma ferramenta estratégica para identificar, valorizar e promover a produção agropecuária artesanal e sustentável oriunda das famílias rurais acreanas.

Aprovada por unanimidade pela Assembleia Legislativa, a medida estabelece diretrizes para assegurar que produtos de origem animal e vegetal, sejam eles in natura ou processados, estejam em conformidade com padrões de qualidade e segurança sanitária.

Anúncio

Além de agricultores familiares, a certificação poderá ser pleiteada por povos indígenas, comunidades tradicionais, extrativistas e produtores urbanos vinculados a projetos reconhecidos pelo Estado.

A nova legislação busca superar obstáculos como a informalidade e a dificuldade de acesso a certificações que agreguem valor aos produtos, funcionando como um instrumento de inclusão produtiva e geração de renda. A Secretaria de Estado de Agricultura será a responsável por coordenar a política do selo, podendo celebrar parcerias com universidades e entidades do Sistema S para oferecer apoio técnico gratuito.

Entre os principais incentivos previstos para os produtores certificados estão a prioridade na aquisição institucional de alimentos pela Administração Pública, especialmente em programas de alimentação escolar e saúde.

Também estão previstas a isenção ou redução de taxas estaduais para registro sanitário e licenciamento ambiental, além de capacitações em temas como gestão e marketing.

Ao defender a iniciativa, o deputado Pedro Longo destacou a importância estratégica da proposta.

“Trata-se de uma medida de impacto social, econômico e ambiental, que traduz em política pública efetiva o reconhecimento da importância estratégica da agricultura familiar para o presente e o futuro do nosso Estado”, disse o parlamentar.

Com a publicação no DOE, o Poder Executivo terá agora o prazo de noventa dias para regulamentar a lei. Isso inclui a definição da identidade visual do selo que será afixado nas embalagens ou materiais de divulgação dos produtos certificados.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.