Menu

Governo publica decretos com exonerações, demissões, cessões e nomeações

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Governo do Acre publicou no Diário Oficial desta quarta-feira, 7, entre novembro de 2025 e janeiro de 2026, uma série de decretos que tratam de movimentações no quadro do funcionalismo estadual, incluindo prorrogação e concessão de cessões, demissões após processos administrativos disciplinares, suspensões, exonerações, nomeações para cargos comissionados e atos relacionados a concurso público.

Entre as medidas administrativas, foi prorrogada por mais 12 meses a cessão do servidor Ricardo Luiz da Silva Farias, da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), para continuar prestando serviços à Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), com ônus para o órgão cessionário. Também foram prorrogadas ou autorizadas cessões e agregações de servidores da Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros para o município de Feijó, todas pelo período de um ano, com ressarcimento ao Estado.

Anúncio

No campo disciplinar, diversos decretos determinaram a demissão de servidores estaduais após a conclusão de Processos Administrativos Disciplinares (PADs) e parecer favorável da Procuradoria-Geral do Estado. Entre os casos estão demissões de profissionais da Sesacre e da Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE), ocupantes de cargos como enfermeiro, agente de saúde pública e apoio administrativo. Além disso, um servidor da SEE foi suspenso por 75 dias, com determinação de registro da penalidade em seu assentamento funcional.

Os atos também incluem exonerações a pedido, resultando na declaração de vacância de cargos efetivos, especialmente na área da educação e no Instituto Socioeducativo do Estado do Acre (ISE), em casos de posse em outro cargo inacumulável. Houve ainda exonerações de ocupantes de cargos em comissão dos grupos de Chefia, Assistência e Assessoramento (CAS), em diferentes referências.

Por outro lado, o Executivo estadual publicou decretos de nomeação para cargos comissionados em secretarias como Educação, Mulher e outras pastas da administração estadual. As nomeações seguem o padrão de designação posterior de funções internas pelas respectivas secretarias.

Outro destaque foi a publicação de decreto relacionado a concurso público da Sesacre. Em cumprimento a decisão judicial, o governo excluiu e, na sequência, nomeou a candidata Sofia Goersch Andrade Aragão para o cargo de médica pediatra, com lotação em Rio Branco, assegurando prazo legal para apresentação de documentos e posse.

Os decretos foram assinados pelo governador Gladson de Lima Cameli e, em alguns casos, pela governadora em exercício, Mailza Assis da Silva, e passam a produzir efeitos conforme as datas estabelecidas em cada ato, muitas delas a partir de 1º de janeiro de 2026.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.