Menu

Acre e 11 estados já aderiram à NFS-e nacional, mostra levantamento da Receita Federal

Foto: Reprodução/Internet
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Com a entrada em vigor das novas regras da reforma tributária em 2026, empresas de todo o país têm enfrentado dificuldades para emitir notas fiscais de serviços (NFS-e). Segundo levantamento da Receita Federal divulgado nesta quarta-feira, 07, 12 unidades da federação, entre elas o Acre, aderiram integralmente ao sistema nacional: Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Rondônia, Roraima, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Distrito Federal e o próprio Acre.

Apesar da adesão, problemas de instabilidade e configuração ainda atingem municípios de pequeno porte. 106 cidades brasileiras, principalmente no Maranhão, Minas Gerais e Bahia, ainda não adotaram o sistema, o que gera dificuldades para micro e pequenas empresas que dependem da emissão de notas fiscais para suas operações.

Anúncio

No Acre, todos os municípios já integram o programa, o que garante aos contribuintes o acesso à plataforma nacional da NFS-e. No entanto, especialistas alertam que a transição exige atenção redobrada para cadastros, parametrizações de serviços e adaptação dos sistemas municipais, sob risco de rejeição de notas e paralisação de faturamento.

A Receita Federal informou que eventuais problemas de emissão estão relacionados principalmente à configuração nos municípios recém-conveniados, e orienta que os contribuintes verifiquem a situação junto às Secretarias Municipais de Finanças. A entidade reforçou que, diante de instabilidades sistêmicas, a legislação permite emissão posterior das notas sem aplicação de multas, desde que haja comprovação dos erros técnicos.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.