Menu

Venezuela entregará até 50 milhões de barris de petróleo aos EUA, diz Trump

Foto: Kevin Lamarque/Reuters
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O republicano Donald Trump afirmou nesta terça-feira (6) que os Estados Unidos irão vender até 50 milhões de barris de petróleo entregues pelas autoridades interinadas da Venezuela. Segundo Trump, o produto é de “alta qualidade, sujeito a sanções”.

De acordo com o presidente dos EUA, a commodity será vendida “a preço de mercado”, e o dinheiro será controlado por ele “para garantir que seja usado em benefício do povo da Venezuela e dos Estados Unidos”.

Anúncio

Trump ainda disse que solicitou ao Secretário de Energia, Chris Wright, que execute este plano imediatamente.

“O petróleo será transportado por navios-tanque e levado diretamente aos portos de descarga nos Estados Unidos”, escreveu Trump em sua rede social, Truth Social.

Nesta terça, os contratos futuros de petróleo fecharam em queda com o mercado prevendo uma oferta global abundante. Os investidores também demonstravam incerteza quanto aos desdobramentos dos ataques americanos à Venezuela.

A Reuters já havia sinalizado a possibilidade de uma exportação de petróleo bruto venezuelano para refinarias nos Estados Unidos.

O presidente norte-americano também disse em discurso nesta terça-feira que pretende conversar com petrolíferas dos EUA em breve sobre extrações na Venezuela. Um membro do governo Trump, o secretário do Interior Doug Burgum, citou que existem maneiras de impulsionar rapidamente o setor da commodity no país sul-americano.

Apesar dos esforços, fontes do setor do petróleo ouvidas pela CNN Internacional, dizem que é “improvável” que executivos americanos “se lancem de cabeça” na Venezuela, com um cenário ainda incerto à frente e o preço baixo do petróleo, que pode não justificar os investimentos.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.