Menu

Sena Madureira publica ampla reforma no Código Tributário Municipal

Foto: Whidy Melo/ac24horas
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A Prefeitura de Sena Madureira publicou nesta terça-feira, 06, a Lei nº 942/2025, que promove uma ampla modernização do Código Tributário Municipal. A nova legislação atualiza a Unidade Fiscal do Município de Sena Madureira (UFMSM), readéqua as alíquotas do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN), reformula a Taxa de Licença Ambiental (TLA) e atualiza a Taxa de Ocupação do Solo, entre outras medidas.

De acordo com o texto legal, a proposta tem como objetivo garantir maior justiça fiscal e eficiência na arrecadação, alinhando os tributos municipais à realidade econômica local e aos custos administrativos da fiscalização. As mudanças respeitam o princípio da anterioridade tributária e passam a produzir efeitos a partir de 1º de janeiro de 2026.

Anúncio

Entre as principais alterações está a redefinição das alíquotas do ISSQN, que passam a variar conforme a natureza do serviço prestado, dentro do limite constitucional de 2% a 5%. Serviços de educação, saúde, transporte municipal e construção civil terão alíquota de 2%, enquanto atividades de informática, higiene, eventos e lazer passam a recolher 3%. Os demais serviços ficam sujeitos à alíquota de 5%, especialmente nos casos de retenção na fonte por ausência de nota fiscal.

A lei também promove uma reformulação na Taxa de Licença Ambiental (TLA), que passa a incidir de acordo com o porte e o impacto ambiental da atividade exercida. As taxas variam de 1 UFMSM para atividades de baixo impacto ambiental até 10 UFMSM para empreendimentos com alto potencial poluidor. A fiscalização ficará sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Outra mudança diz respeito à atualização das taxas de licença para localização, funcionamento e ocupação do solo em vias e logradouros públicos. Os valores, agora expressos em UFMSM, variam conforme o porte do empreendimento, a área ocupada e o tipo de utilização do espaço público, mantendo a isenção para Microempreendedores Individuais (MEI), conforme legislação federal.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.