Menu

Governo do Amapá anuncia concurso público para educação indígena

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Governo do Amapá anunciou, nesta segunda-feira (5), a realização de um concurso público voltado à educação indígena no estado. O último processo seletivo para a área ocorreu há cerca de 20 anos.

As provas estão previstas para abril deste ano e serão aplicadas em territórios indígenas do Amapá e do Norte do Pará. A organização do certame ficará sob responsabilidade do Instituto de Desenvolvimento e Capacitação (IDCAP), conforme contratação publicada no Diário Oficial do Estado.

Anúncio

O concurso oferecerá vagas para os cargos de professor indígena (classes A e C), pedagogo indígena, especialista em educação indígena e auxiliar educacional indígena. A primeira etapa será composta por provas objetivas.

De acordo com o governo estadual, o concurso tem como objetivo recompor o quadro de servidores das escolas indígenas estaduais, afetado por aposentadorias, pela expansão da rede de ensino, pela criação de novas comunidades e pela migração de profissionais para outras áreas.

Atualmente, a rede pública estadual conta com 201 professores indígenas atuando em 54 escolas localizadas nos municípios de Oiapoque, Pedra Branca do Amapari e na região do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque. Em 2024, a educação indígena registrou 4.742 alunos matriculados em todas as etapas e modalidades de ensino.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.