O Posto de Triagem (PTrig) da Operação Acolhida, no bairro 13 de Setembro, zona Sul de Boa Vista, registrou longa fila de migrantes nesta segunda-feira (5). Foi o primeiro dia de atendimento após o ataque dos Estados Unidos à Venezuela e a captura do presidente Nicolás Maduro.
A Operação Acolhida é uma força-tarefa do Exército Brasileiro criada em 2018 pelo governo federal, com apoio de organismos internacionais, responsável pelo ordenamento da fronteira, acolhimento e interiorização de migrantes venezuelanos no Brasil.
No PTrig, migrantes recém-chegados solicitam refúgio, residência temporária, emissão de CPF, carteira de trabalho e vacinação. Segundo o g1, dezenas de pessoas aguardavam no interior da unidade para dar entrada ou atualizar documentos migratórios, como o protocolo da Polícia Federal, necessário para acesso a serviços básicos e oportunidades de emprego.
O Exército também retomou, na manhã desta segunda-feira, os atendimentos no posto de triagem da Operação Acolhida em Pacaraima, no Norte de Roraima, na fronteira com a Venezuela. O controle migratório da Polícia Federal na região também voltou a funcionar.
Atualmente, cerca de 200 agentes das Forças Armadas atuam diretamente na fronteira. Em todo o estado de Roraima, o efetivo é de aproximadamente 2 mil militares. Na região da Amazônia, o número chega a 10 mil agentes.


















