Região Norte

Amazonense se alista para lutar na guerra da Ucrânia

Por
Terezinha Moreira

Dimitri Alves, de 22 anos, natural de Carauari, no interior do Amazonas, viajou até Kiev para se voluntariar na guerra da Ucrânia. Ele se alistou na Legião Internacional de Defesa Territorial, criada em 2022 para receber combatentes estrangeiros após a invasão russa.


Em publicações nas redes sociais, Dimitri afirmou ser o primeiro morador da cidade a participar diretamente do conflito e disse que sempre sonhou em seguir carreira militar fora do Brasil. Segundo ele, a decisão também busca inspirar outros jovens interessados em ingressar em forças armadas no exterior.


A informação repercutiu em Carauari, onde familiares confirmaram que ele é filho de Edivaldo Alves, também natural do município. A escolha gerou debates locais sobre os riscos e motivações de brasileiros que buscam atuação militar em outros países.


Além de Dimitri, outros brasileiros já se juntaram à Legião Internacional, como o cinegrafista manauara Renato Belém. Apesar dos alertas sobre os riscos físicos e psicológicos da guerra, o jovem afirma estar preparado e motivado.


Compartilhe
Por
Terezinha Moreira