Acre

80 mortes no trânsito foram registradas no Acre em 2025, informa Detran

Por
Saimo Martins

O Acre apresentou um resultado positivo na área de segurança viária em 2025, com a redução no número de acidentes de trânsito com vítimas fatais em todo o estado e, de forma ainda mais expressiva, na capital, Rio Branco. Os dados são do Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC) e refletem o impacto de ações integradas de fiscalização, educação e prevenção.


De acordo com o levantamento mensal do órgão divulgado pela Agência de Notícias do Acre, em 2024 foram registradas 91 mortes em decorrência de sinistros de trânsito no estado. Em 2025, esse número caiu para 80 óbitos, o que representa uma redução de 12,1%. Em Rio Branco, a diminuição foi ainda mais significativa: as mortes no trânsito passaram de 42, em 2024, para 32, em 2025, uma queda de 23,8%.


Para a presidente do Detran/AC, Taynara Martins, os números indicam avanços importantes na política de segurança viária, embora o desafio ainda seja grande. “Esses dados representam vidas preservadas, famílias que não precisaram enfrentar a dor da perda no trânsito. Isso nos motiva profundamente. A redução mostra que estamos no caminho certo e que as ações de fiscalização, educação para o trânsito e integração entre os órgãos estão surtindo efeito. No entanto, o ideal é que esse número se aproxime de zero. Nosso objetivo é sempre preservar vidas”, afirmou.


Taynara Martins também destacou o trabalho contínuo desenvolvido pelo Detran em parceria com a Polícia Militar do Acre, por meio do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran), com foco na intensificação da fiscalização e na conscientização de condutores, buscando tornar as vias mais seguras em todas as regiões do estado.


Compartilhe
Por
Saimo Martins