Políticos de direita têm compartilhado nos últimos dias um vídeo falso produzido por inteligência artificial que mostra supostos integrantes do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra) ameaçando invadir os Estados Unidos para libertar o ditador venezuelano deposto, Nicolás Maduro.
Entre os parlamentares que reproduziram a publicação como verdadeira estão o senador Cleitinho Azevedo (Republicanos-MG) e o deputado estadual Delegado Zucco (Republicanos-RS), além de outras páginas que compartilham conteúdo de direita nas redes sociais.
Procurado, o deputado afirmou à coluna que não sabia que o vídeo era falso e apagou a publicação de suas redes. O senador mineiro não respondeu.
Homem com camiseta vermelha do MST fala em megafone durante protesto ao ar livre. Pessoas ao fundo seguram faixa com texto parcialmente visível e bandeiras do MST.
Vídeo falso feito com IA sobre MST invadir EUA para libertar Maduro é compartilhado nas redes sociais – Reprodução
O vídeo falso mostra um suposto integrante do MST afirmando que “se for preciso, vamos até os EUA para liberar o companheiro Maduro”. O ditador venezuelano deve passar por uma audiência em um tribunal americano nesta segunda (5), dias depois de sua captura pelo Exército americano.
O MST confirmou que se trata de uma montagem feita com IA e disse considerar ainda mais grave que esse conteúdo tenha sido compartilhado por autoridades que deveriam combater a desinformação.
“Reafirmamos o compromisso com a luta pela soberania da Venezuela, que foi atacada pelos EUA. E seguiremos nos mobilizando pela libertação do presidente Nicolás Maduro e Cilia Flores”, disse o movimento, em nota.
O MST formou junto ao PT, PSOL e outras entidades de esquerda uma frente emergencial de solidariedade à Venezuela.
VEJA VÍDEO:


















