Cruzeiro do Sul está em 1º lugar no Estado na avaliação da cobertura vacinal de crianças menores de 1 ano de idade, conforme os critérios do Calendário Nacional de Vacinação. É o único município do Acre a alcançar o indicador 9 de vacinação do Sistema Único de Saúde – SUS, que avalia a proporção de crianças menores de 1 ano vacinadas com Pentavalente, Poliomielite e Pneumocócica 10 valente, além da aplicação da Tríplice Viral em crianças de 1 ano de idade, conforme as coberturas preconizadas pelo Ministério da Saúde. A divulgação foi feita nesta segunda-feira, 5, pela Secretaria de Estado de Saúde – SESACRE.
O resultado é fruto do trabalho desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Cruzeiro do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, que tem fortalecido as ações de imunização em todas as unidades de saúde do município, com planejamento, busca ativa e ampliação do acesso às doses.
O prefeito Zequinha Lima destaca que esse bom desempenho é resultado do compromisso de sua gestão com as crianças e a prevenção de doenças.
“Com esse desempenho, Cruzeiro do Sul se consolida como referência em imunização no estado do Acre, reafirmando o compromisso da nossa gestão com a prevenção de doenças, a promoção da saúde e o fortalecimento da atenção básica”, pontuou.
De acordo com os dados oficiais, Cruzeiro do Sul alcançou coberturas superiores a 100% da população-alvo, evidenciando a efetividade das estratégias adotadas.
• Pentavalente (3ª dose): 105,93% – 1.215 doses.
• Pneumocócica 10 valente (2ª dose): 115,08% – 1.211 doses
• Poliomielite injetável – VIP (3ª dose): 104,71% – 1.201 doses
• Tríplice Viral (1ª dose): 110,90% – 1.272 doses
O secretário municipal de Saúde, Marcelo Siqueira, destacou que o resultado é reflexo direto do empenho das equipes e da confiança da população nos serviços de saúde do município.
“Esse resultado é motivo de muito orgulho para Cruzeiro do Sul. Alcançar coberturas acima de 100% demonstra o compromisso da gestão municipal, o trabalho incansável das nossas equipes de saúde e a adesão da população às campanhas de vacinação. Seguiremos firmes, fortalecendo as ações de prevenção e garantindo mais saúde e proteção para nossas crianças. Tínhamos uma meta de 1147 doses e vacinamos a mais, então foi o único município do estado do Acre que conseguiu isso” afirmou Marcelo Siqueira.