O ativista social e militante do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) no Acre, Francisco Panthio, publicou um vídeo no Instagram neste domingo, 04, comentando o debate em torno da atuação dos Estados Unidos na Venezuela e fez críticas à forma como o tema vem sendo tratado, especialmente por setores da extrema direita.
“Está uma loucura nas redes sociais esse debate sobre a invasão americana na Venezuela”, afirmou Panthio. Segundo ele, parte das discussões carece de conhecimento histórico e político. “Agora uma galera, parte dessa galera da extrema direita, não sabe nem que dia o Brasil foi descoberto, tentando dar aula de geopolítica”, criticou.
O militante também questionou o discurso de que os Estados Unidos estariam agindo em defesa do povo venezuelano. “Desde quando os Estados Unidos estão preocupados com o povo venezuelano? Eles querem abrir caminho para explorar, ficar e roubar a riqueza, a maior reserva de petróleo do mundo”, declarou.
Panthio comparou a postura norte-americana em relação à Venezuela com a ausência de intervenções em outros países que enfrentam crises profundas. “Por que eles não vão ocupar o Haiti para recuperar a grandeza daquele país que está arrasado? Etiópia e outros países?”, questionou.
O ativista ainda apontou o que considera incoerência na política internacional dos Estados Unidos. “Quando a Rússia resolveu atacar a Ucrânia, o Trump quase deu um chilique, disse que a ação militar da Rússia violava os tratados internacionais, os acordos. E por que eles podem fazer isso agora?”, pontuou.
Por fim, Francisco Panthio criticou o discurso em defesa da democracia adotado por lideranças norte-americanas. “Agora falam de democracia, mas o Trump perdeu a eleição, aquela penúltima eleição”, finalizou.
Assista ao vídeo: