Categorias: Acre

Ufac manifesta apreensão com invasão dos EUA à Venezuela e defende solução diplomática

Por
Whidy Melo

A Universidade Federal do Acre (Ufac) divulgou na noite deste sábado, 03, uma nota oficial em que expressa profunda apreensão diante da invasão norte-americana à Venezuela, ocorrida na madrugada do mesmo dia, que resultou na prisão do presidente Nicolás Maduro e de sua esposa. No posicionamento, a instituição ressalta a necessidade de respeito ao direito internacional e a busca por alternativas pacíficas para a resolução de conflitos entre nações.


“Enquanto instituição pública de educação superior, a UFAC reitera a relevância da observância ao direito internacional e da construção de alternativas pacíficas e diplomáticas para a resolução de controvérsias entre os países”, afirma o texto. A universidade não faz juízo sobre os desdobramentos internos da crise venezuelana, mas reforçou seu compromisso com princípios que orientam a convivência entre Estados e a estabilidade regional.


Em segundo plano, a reitora da instituição, Guida Aquino, compartilhou em suas redes sociais a nota da instituição e também um posicionamento da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). No texto, a Andifes declara acompanhar com preocupação a situação na Venezuela, presta solidariedade ao povo venezuelano e reafirma o compromisso com os princípios da paz, da autodeterminação dos povos, da soberania latino-americana, do diálogo e da solução diplomática dos conflitos.


A nota da Andifes também destaca atenção especial à comunidade acadêmica, incluindo estudantes, docentes e pesquisadores brasileiros que estejam na Venezuela, além de estudantes venezuelanos vinculados às universidades federais no Brasil. A entidade se coloca à disposição para apoiar eventuais demandas de orientação e articulação institucional, em diálogo com órgãos do governo brasileiro.


Compartilhe
Por
Whidy Melo