Fotos: Reprodução/Marcelo Camargo/Agência Brasil
O deputado federal Roberto Duarte (Republicanos-AC) criticou publicamente neste sábado, 03, o posicionamento do presidente Lula (PT) em relação ao governo da Venezuela. A manifestação foi feita por meio de uma publicação nas redes sociais.
No texto, Duarte afirma que Lula “mais uma vez escolhe o lado errado da história” ao defender o presidente venezuelano Nicolás Maduro. Para o deputado, a postura do governo brasileiro ignora o que ele classifica como a realidade de um “regime autoritário”, acusado de perseguir opositores, restringir a liberdade de imprensa e provocar a saída em massa de venezuelanos do país em razão da crise humanitária.
“Lula mais uma vez escolhe o lado errado da história. Ao defender Nicolás Maduro, reforça uma postura que ignora a realidade de um regime autoritário, responsável por perseguir opositores, calar a imprensa e empurrar seu próprio povo para a fome e o exílio”, pontuou.
Ainda na publicação, Roberto Duarte ressalta que a nota do governo federal não representaria o sentimento da população brasileira. Segundo ele, o povo do Brasil acredita em valores como democracia, liberdade, respeito aos direitos humanos e às liberdades individuais, princípios que, na avaliação do parlamentar, não estariam sendo observados pelo regime venezuelano.
“Essa nota não representa o povo brasileiro, que acredita na democracia, na liberdade, no respeito aos direitos humanos e no respeito às liberdades individuais. Ela reflete uma visão complacente com governos que se mantêm no poder pela força, pelo medo e pela supressão de direitos. A América Latina não pode mais aceitar regimes que se sustentam na censura, na perseguição política e na miséria do seu povo. Não há soberania legítima quando um governo oprime sua própria população. Democracia e Liberdade devem nos guiar. Qualquer coisa diferente disso não é diplomacia responsável, é conivência com a opressão”, destacou.