Bruno Vinícius Troiani Teixeira, o Bruninho, morador de Cruzeiro do Sul, comemorou 12 anos de vida nesta sexta-feira, 2, com avanços significativos no seu quadro de saúde. O menino ficou conhecido após ter a cirurgia de implante de eletrodos cerebrais viabilizada com a ajuda financeira do cantor Gusttavo Lima. A data foi celebrada com uma festa organizada pela família e amigos.
Os pais, Marcus Vinícius Girado Teixeira e Lidiane Assunção, comemoram não apenas o aniversário do filho, mas também as conquistas alcançadas após o procedimento de Estimulação Cerebral Profunda (Deep Brain Stimulation – DBS). A técnica consiste no implante de eletrodos em áreas específicas do cérebro para o controle de distúrbios neurológicos.
Antes da cirurgia, Bruninho chegava a sofrer até 14 crises epilépticas por dia. Atualmente, segundo a família, ele consegue passar até 10 dias sem apresentar nenhuma convulsão.
“No momento, ele está com a estimulação do DBS em 3,6 miliamperes, com crises mais espaçadas, em intervalos de cerca de 10 dias. Quando ocorrem, são mais leves e não têm a sequência intensa que havia antes. Antes da cirurgia, ele tinha crises todos os dias, chegando a ter até 14 em um único dia, uma atrás da outra. Agora, há intervalos de até 10 dias”, relatou Marcus Vinícius, cirurgião-dentista e pai de Bruninho.
De acordo com ele, a expectativa é de novos avanços com o ajuste gradual do equipamento. “Segundo o doutor Paulo, a estimulação ainda está baixa, mas precisamos aumentar aos poucos para que ele não passe mal. Acredito que, na próxima semana, já chegaremos a 4 miliamperes. O limite é até 6. Esse controle eu consigo fazer aqui em Cruzeiro do Sul por meio do aparelho que faz a conexão com a bateria. Acima disso, somente com consulta presencial”, explicou.
No cartaz de aniversário, os pais homenagearam o filho com a frase: “Bruninho faz 12! Um verdadeiro herói da vida real, que vence batalhas com um lindo sorriso. Parabéns.”
Bruno Vinícius Troiani Teixeira é portador de uma mutação genética rara associada ao gene KCNQ5, tem espectro autista severo e epilepsia, condição que provocava crises e convulsões diárias.
No dia 2 de julho de 2025, durante um show na Expoacre Juruá, em Cruzeiro do Sul, o cantor Gusttavo Lima anunciou que custearia a cirurgia de Bruninho. O momento foi marcado por grande emoção, quando os pais do menino subiram ao palco e o artista garantiu o pagamento da viagem e do procedimento cirúrgico.
Em 12 de setembro, Bruninho passou por uma cirurgia no Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre (RS), onde teve um “marca-passo cerebral” implantado em um procedimento de aproximadamente quatro horas. Dois eletrodos foram inseridos no núcleo do tálamo cerebral para conter as convulsões.
O custo do procedimento, superior a R$ 400 mil, foi dividido entre o plano de saúde após decisão judicial, o cantor Gusttavo Lima e uma vaquinha solidária que mobilizou moradores de Cruzeiro do Sul.
Veja o vídeo: